Arquivo

João Morgado «honrado» com Prémio Vergílio Ferreira

«É uma honra e um privilégio estar associado a um escritor que admiro, a um verdadeiro arquiteto de interiores», declarou João Morgado após receber o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Câmara de Gouveia.

Na cerimónia da passada sexta-feira, realizada na biblioteca homónima onde está guardado grande parte do espólio do autor, o autor do “Diário dos Imperfeitos” considerou que a obra do romancista natural de Melo, falecido em 1997, é «uma peregrinação interior ao coração e à alma das pessoas, é uma escrita que vê as pessoas por dentro, e que nos interroga sobre a nossa condição humana». João Morgado acrescentou ainda que Vergílio Ferreira «começou por nos falar dos homens, mas acabou a interrogar-nos sobre os homens… A sua obra também vai largar parte de si pelas gerações, jamais se deixará de ler “de uma vez para sempre” – esta é a sua grandeza».

“Diário dos Imperfeitos” foi escolhido por um júri constituído por representantes do município gouveense, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literário, que avaliou as 71 obras a concurso. João Morgado concorreu sob o pseudónimo de Romão Moraes. O livro será apresentado no próximo dia 20, na Covilhã. Instituído em 1997, o galardão pretende homenagear Vergílio Ferreira e promover a criação literária, tendo sido entregue pela diretora regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro.

João Morgado «honrado» com Prémio Vergílio
        Ferreira

Sobre o autor

Leave a Reply