EGI FINICIA – Financiamento a Micro e Pequenas Empresas no Concelho da Guarda
A Câmara Municipal da Guarda, o Banco Espírito Santo, a NORGARANTE – Sociedade de Garantia Mútua, o NERGA e o IAPMEI assinaram um protocolo financeiro que visa a constituição e funcionamento de um Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho da Guarda, designado por EGI FINICIA.
O apoio a conceder pelo fundo tem a natureza de um financiamento de médio e longo prazo, com período de reembolso mínimo de 3 anos e um máximo de 6 anos, com o máximo de 1 ano de carência. Pode ascender aos 100%, no caso de empresas já constituídas e em actividade, e com um limite máximo de 35 mil euros, sendo 20% disponibilizado pela Câmara na forma de subsídio reembolsável sem juros e 80% disponibilizados pelo Banco a uma taxa de juro preferencial (EURIBOR a 180 dias acrescida de um “spread” de 1,25%). Para a criação de empresas poderão ser apoiados projectos de forte conteúdo tecnológico ou diferenciação regional, até 50% do investimento.
As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer das entidades parceiras. Mais informações sobre condições de acesso e de elegibilidade dos projectos no NERGA.
ALIMENZA 2007 – Feria Hispano Portuguesa de Produtos Agroalimentares
Pelo segundo ano consecutivo, o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro está a seleccionar empresas do sector agroalimentar e indústria auxiliar interessadas em participar na ALIMENZA – Feira Hispano Portuguesa de Produtos Agroalimentares, organizada pela Diputación de Zamora.
Esta actividade insere-se no projecto COEMBESA III, que visa fomentar a cooperação empresarial entre Portugal e Espanha. O prazo de inscrições termina a 31 de Março de 2007. Inscrições para: www.alimenza.com
COOPERAÇÃO
Empresa Italiana especializada em design e produção de equipamento para a indústria da construção procura Empresa Portuguesa para sua intermediária comercial (agente, representante, distribuidor).
Ref.: EIC/2007/062
Empresa Francesa especializada em refeições pré-cozinhadas e refeições baseadas em receitas locais (foie gras, patés, etc.) procura Empresa Portuguesa para sua intermediária comercial, ou seja, procura agentes, importadores e distribuidores para promover e desenvolver os seus produtos nos mercados exteriores.
Ref.: EIC/2007/064
Empresa da Eslovénia especializada em produção de garrafas de vinho procura Empresa Portuguesa para sua intermediária comercial.
Ref.: EIC/2007/065
Fabricante Checo de mecanismos de segurança (cadeados, barras, etc.) procura em Portugal cooperação comercial, através de agentes e distribuidores, e cooperação de actividades de produção através de subcontratação de máquinas industriais (incluindo indústria automóvel e da construção). A empresa oferece serviços como: desenvolvimento de actividades, ferramentas de construção, preparação tecnológica de produção, fabricação de semi-produtos e produtos finais.
Ref.: EIC/2007/066
Empresa Lituana de comércio por grosso e importadora/exportadora de peixe fresco e marisco congelados procura Empresa Portuguesa para sua intermediária comercial.
Ref.:EIC/2007/067