Arquivo

Inatel gere Pousada de Linhares da Beira

Câmara de Celorico assinou, ontem, acordo de concessão por 25 anos

A Pousada de Santa Eufêmia, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, passou finalmente a ser gerida pelo Inatel. O acordo definitivo foi assinado ontem com a autarquia de Celorico da Beira.

O Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres pretende transformar a unidade «num equipamento de referência no turismo de montanha», que será complementado com o Centro de Férias de Fornos de Algodres, situado a cerca de 10 quilómetro de Linhares da Beira. Incialmente, estava prevista uma concessão por 25 anos, precedida de um período de cinco anos para avaliação da rentabilidade da pousada. Se o equipamento for lucrativo, a Câmara de Celorico da Beira terá direito a uma renda ou um benefício pecuniário. Recorde-se que as obras de requalificação da Pousada de Santa Eufêmia foram iniciadas em Agosto de 2000, sete anos depois de terem sido anunciadas pelo Governo de Cavaco Silva. A empreitada foi da responsabilidade da autarquia, num investimento de seis milhões de euros, e está concluída desde 2003.

Deveria ter entrado em funcionamento em Julho do ano seguinte, integrada na rede das Pousadas de Portugal. Contudo, a aquisição da Enatur pelo Grupo Pestana pôs um termo às negociações por falta de interesse dos novos donos desta rede de unidades hoteleiras na gestão do edifício em Linhares. Classificada com a categoria de quatro estrelas, a unidade oferece 26 quartos – incluindo três suites, sala de estar, bar, sala polivalente com capacidade para 180 pessoas e campos de ténis. A Pousada de Santa Eufêmia resultou da recuperação do Solar Côrte Real e da Casa Brandão e Melo, incluindo uma capela.

Sobre o autor

Leave a Reply