Arquivo

Inatel da Guarda leva teatro a dez localidades

Ciclo “Teatro de Outono” decorre este mês com a participação de sete grupos amadores do distrito

A delegação da Guarda do Inatel promove este mês mais um ciclo de teatro com grupos do distrito. Intitulada “Teatro de Outono”, a iniciativa, que já vai na terceira edição, começa sábado e conta este ano com 15 espectáculos em dez localidades diferentes. A programação envolve sete grupos do distrito, como o Aquilo Teatro (Guarda), Teatro do Imaginário (Manigoto, Pinhel), Teatro da Vaca Fria (Famalicão, Guarda), Guardiões da Lua (Quarta-Feira, Sabugal), Casa do Teatro (Trancoso), Grupo de Teatro O Noémio (Vila Fernando, Guarda) e Escola Velha (Gouveia), mais um grupo convidado, o Teatro Olimpo (Ansião, Coimbra).

Com este projecto, o Inatel pretende promover a itinerância dos grupos locais, fomentar o gosto pelo teatro e o aparecimento de núcleos teatrais locais, mas também facilitar a aquisição de espectáculos por associações e autarquias. O ciclo começa este sábado e prolonga-se até dia 27. A sessão inaugural compete ao Teatro do Imaginário que apresenta “Os Nomes da Terra” no auditório municipal do Sabugal, enquanto a Casa do Teatro leva “O Meu Caso” ao Centro Comunitário e Social de S. Miguel (Guarda-Gare). No domingo é a vez de O Noémio representar “Os dois Menecmos” no salão paroquial de Vila Franca das Naves (Trancoso). No fim-de-semana seguinte, o “Teatro de Outono” tem agendados seis espectáculos, quatro dos quais decorrem dia 13. Trata-se de “A Tontinha”, da Escola Velha (Centro Cultural de Fornos de Algodres); de “O Doido e a Morte”, do Teatro Olimpo (Teatro-Cine de Gouveia); de “Noites de Lua Cheia”, dos Guardiões da Lua (Cine-Teatro de Pinhel); e “Os Nomes da Terra”, do Teatro do Imaginário (Centro Cultural do Reboleiro). No dia seguinte, o Teatro Olimpo actua no centro comunitário do Bairro N.ª Sr.ª de Fátima (Guarda-Gare), enquanto o Aquilo leva “A Vida Atribulada de Insaciável III” ao auditório do Centro Cívico de Manteigas.

O teatro regressa dia 18 com a peça “40 Tons de Verde”, da Escola Velha, no Convento dos Frades de Trancoso. A 20 de Novembro o Teatro da Vaca Fria encena o “Entremez do Viúvo” no auditório municipal do Sabugal, enquanto grupo O Noémio apresenta “Os Dois Menecmos” no Centro Cultural de Fornos de Algodres e os Guardiões da Lua actuam no auditório do Centro Cívico de Manteigas com a peça “Noites de Lua Cheia”. O ciclo termina com a representação de “A Tontinha” (Escola Velha) no Cine-Teatro de Pinhel e de “O Meu Caso” (Casa do Teatro) no auditório do Centro Cívico de Manteigas. As autarquias envolvidas, a Empresa Municipal Trancoso Eventos e a Junta de Freguesia de São Miguel (Guarda) são os parceiros do Inatel nesta iniciativa, partilhando entre si as despesas dos espectáculos.

Sobre o autor

Leave a Reply