Arquivo

Iberdrola perde novamente

Consórcio liderado pela Galp Energia confirmado vencedor da segunda fase do concurso de energia eólica

A Galp Energia ganhou a “Fase B” do concurso de atribuição de potência eólica. A confirmação do afastamento da Iberdrola aconteceu na terça-feira, após a empresa ter anunciado a decisão da Direcção-Geral de Geologia e Energia do Ministério da Economia e Inovação.

«O Agrupamento Ventinveste foi notificado da sua passagem à “short list” para negociações sobre a “Fase B” do concurso público lançado pelo Governo para a atribuição de 400 a 600 MW de capacidade de injecção e de pontos de recepção associados à produção de energia eléctrica em centrais eólicas», referiu um comunicado.

Este consórcio é constituído pela Galp Energia, Martifer, Enersis, Repower Systems e a Efacec. Classificado na segunda posição na avaliação preliminar do concurso, o Agrupamento Novas Energias Ibéricas, liderado pela Iberdrola e Gamesa, perdeu assim a última oportunidade de concretizar o seu projecto industrial. Recorde-se que a empresa liderada em Portugal por Pina Moura teve previsto um investimento de 100 milhões de euros para a Guarda, que compreendia a localização de uma unidade de produção de componentes e montagem de aerogeradores, um centro logístico e um centro de despacho de energia eólica para Portugal e as regiões espanholas vizinhas.

Sobre o autor

Leave a Reply