Arquivo

Hospital abre enfermaria temporária no Bento Menni

Onze camas para descongestionar o internamento de área dependentes de cirurgias no Sousa Martins

A Casa de Saúde Bento Menni acolhe desde segunda-feira vários doentes do Hospital Sousa Martins. Tudo porque o internamento de pessoas com complicações decorrentes da gripe deixou a unidade com poucas camas disponíveis.

A solução temporária destina-se sobretudo a descongestionar o internamento de áreas dependentes de cirurgias na unidade guardense. «Há um calendário a cumprir em termos de cirurgias programadas, pelo que não podemos nem devemos prejudicar outros doentes», disse Luísa Lopes, directora das Urgências. A médica coordenou a transferência dos primeiros pacientes para a Casa de Saúde Bento Menni, que protocolou com a Unidade Local de Saúde (ULS) a disponibilização de onze camas «enquanto a situação assim o exigir e as duas partes o entenderem». Luísa Lopes adianta que o pólo de enfermaria aberto na IPSS deverá acolher cerca de «oito a nove doentes no imediato», acompanhados em permanência por equipas rotativas de médicos e enfermeiros do serviço de Medicina do Sousa Martins.

«De acordo com a afluência à Urgência, prevê-se que a situação criada com a epidemia da gripe vai normalizar nos próximos dias. Mas há que ter em conta a variável do estado do tempo», acrescentou. De resto, a médica explica o aumento da procura de cuidados de saúde nesta altura do ano com o facto do distrito ter, maioritariamente, uma população envelhecida «mais propensa a estar doente e a ter complicações do seu estado de saúde, pelo que os serviços são mais solicitados». A essa circunstância juntou-se mais um condicionalismo. É que o Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, está a drenar doentes para a Guarda devido ao encerramento do internamento até à conclusão das obras de construção do novo edifício. Em consequência, «muitas das enfermarias cirúrgicas foram ocupadas por doentes com complicações decorrentes da gripe, nomeadamente pneumoniais», explica o Conselho de Administração da ULS em comunicado, justificando o recurso ao Bento Menni para «não continuar a prejudicar o normal desempenho do hospital na sua vertente médica e cirúrgica».

Sobre o autor

Leave a Reply