Arquivo

Guarda.pt online a partir de amanhã

Portal aposta na informação total sobre a região

A partir das 18h de amanhã, quem escrever www.guarda.pt no browser do seu navegador de Internet poderá aceder a uma série de conteúdos de todo o distrito. Notícias, agenda, serviços úteis, dicas e um directório regional com milhares de contactos em permanente actualização – num total de 10 mil conteúdos – são alguns dos pontos fortes do site, que é apresentado no café-concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

A este imenso volume de dados junta-se igual número de fotografias da região, num conjunto que cumpre vários critérios de boas práticas, nomeadamente ao nível das acessibilidades. No portal, os utilizadores poderão encontrar também diversas informações de cariz prático, como as condições atmosféricas e as farmácias de serviço de todo o distrito, além de dados de outras áreas, como arte e cultura, desporto, sociedade, política e actualidade. Sérgio Duarte, gestor do projecto, destaca a secção “Pecados”, «as originais e irresistíveis tentações: seleccionámos o que de melhor e mais exclusivo existe na região, no país e no mundo».

Na tarde de amanhã será também apresentado o Data Center – Plataforma Tecnológica da Guarda Digital. Uma apresentação meramente virtual, uma vez que se trata de um espaço de acesso restrito. «O Data Center tem capacidade para alojar todos os sites da região e possui potencialidades para fornecer outros serviços de Internet, como por exemplo e-mail ou “backup”», sublinha aquele responsável. O projecto Guarda Digital surge no âmbito do programa Cidades e Regiões Digitais, que pretende desenvolver a Sociedade de Informação e Conhecimento, de forma a fomentar o desenvolvimento regional.

O projecto Guarda Digital inclui-se nos planos das cidades e Regiões Digitais e do programa Ligar Portugal, ambos da responsabilidade do Ministério Ciência Tecnologia e Ensino Superior. O Guarda Digital é financiado pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C), e tem um custo global de 2,9 milhões de euros. O A iniciativa tem como parceiros os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. Tem ainda como entidades parceiras o Instituto Politécnico da Guarda, ADM Estrela, Nerga e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Sabugal.

Sobre o autor

Leave a Reply