Disputaram-se este fim-de-semana as fases zonais do Torneio “Eusébio” – Taça das Regiões. Durante três dias as selecções de sub-20 das várias Associações de Futebol do país jogaram entre si, divididas por grupos, com o objectivo de dar visibilidade a jogadores não profissionais.
A selecção distrital apresentada pela Associação de Futebol da Guarda jogou contra as suas congéneres de Aveiro e Coimbra no Centro de Estagio do Luso, mas, apesar da boa prestação, não conseguiu a passagem à fase final, tendo perdido as duas partidas disputadas. Depois do primeiro encontro, frente à selecção de Aveiro, não ter corrido de feição, terminando com uma derrota por 2-1, os guardenses estavam obrigados a vencer a partida com a equipa conimbricense. Contudo, apesar de ter lutado de igual para igual frente a uma selecção com jogadores dos campeonatos Nacionais, a selecção distrital saiu derrotada por 2-1. O jogo pautou-se pelo equilíbrio, mas a falta de frescura física dos jogadores da Guarda e a fraca prestação do árbitro da partida deitaram tudo a perder. Os dois encontros disputados em pouco mais de 12 horas foram muito desgastantes para os jovens atletas, pouco habituados a este tipo de exigência física, o que foi bem visível na partida frente à selecção da AF Coimbra.
A somar a todas estas contrariedades haverá que juntar também as arbitragens. Os responsáveis da AF Guarda regressaram desagradados com alguns protagonistas, ao ponto do presidente Andrade Poço ponderar apresentar uma participação à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por entender que o árbitro da partida com a selecção de Aveiro teve «algumas atitudes de pouco desportivismo» para com os representantes da associação guardense. No entanto, o balanço desta participação não deixa de ser positivo, pois os jovens futebolistas protagonizaram dois excelentes jogos e demonstraram muito valor, dando uma boa imagem do futebol distrital. Integraram a selecção Luís Correia, Vítor Vaz, Tiago Gomes e Celso Franco (todos do Aguiar da Beira); Tiago Rodrigues e João Abel (Sporting da Mêda); Ângelo e Micael Adaixo (NDS); Paulo Trindade e Rui Pinheiro (Desportivo de Gouveia), Valter Luís e Ricardo Cunha (Ginásio Figueirense); Ruben, Luís Rafael, Meireles e Bruno Tibério (Desportivo de Trancoso); Pedro Maia (Sporting Vilar Formoso) e João Pereira (Estrelas de Almeida).
Nestas fases zonais ficaram apuradas as selecções de Braga, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Santarém (primeiros classificados), mais Leiria, que foi o melhor segundo classificado dos quatro grupos. Já a AF Madeira terá acesso directo à fase final, que se disputa entre 13 e 16 de Dezembro, em Lisboa. Nas quatro edições anteriores os vencedores foram a AF Algarve, duas vezes, Braga e Portalegre, que representaram Portugal na Taça das Regiões da UEFA.