Arquivo

Guarda é oficialmente a “cidade Natal” até dia 27

Os duendes, as renas e o Pai Natal vão andar por aí a espalhar o espírito da época e a surpreender os mais pequenos

As portas da “Guarda: A Cidade Natal” abriram-se segunda-feira na Praça Velha, bem no “coração” da cidade mais alta e nem a neve – simulada – faltou para dar as boas-vindas ao Pai Natal.

Até dia 27, duendes, renas e o Pai Natal vão andar por aí a espalhar o espírito da época e a surpreender os mais pequenos. O programa de animação inclui uma pista de gelo coberta, a casa do Pai Natal, a árvore de Natal, o carrossel parisiense, o bosque encantado com animais (renas, coruja das neves e coelhos brancos) e ainda um espaço destinado a atividades de exterior com animação, malabarismo, ginástica, acrobacias, modelação de balões, música, ateliers, contos infantis, pinturas faciais, entre muitas outras iniciativas. Já o tradicional madeiro de Natal voltará a arder no Largo da Misericórdia na noite da Consoada.

No centro histórico, a Rua da Torre está transformada na “Rua da Doçura” com espaços para venda de doces, artesanato e brinquedos dinamizados pelas coletividades de alguns bairros da Guarda em antigas lojas comerciais. O objetivo é devolver «a “luz”, alegria e vida de outrora a uma das ruas mais carismáticas da cidade», refere o município. O denominado “Jardim do Gelo” ocupa os espaços ajardinados dos Largos Frei Pedro, S. João e 1º de Maio que estão decorados com bonecos de neve de vários tamanhos e feitios criados pelas 44 IPSS do concelho. No Largo Frei Pedro, em frente à PSP, há ainda bonecos de neve gigantes (até dois metros de altura), num trabalho realizado em parceria com os Agrupamentos de Escolas da cidade, a escola profissional Ensiguarda, o Centro de Emprego e Formação Profissional e o IPG. Ao todo, estão envolvidos 64 estabelecimentos de ensino públicos e privados nesta parte decorativa natalícia.

Segundo a Câmara, «com este programa de animação da cidade pretende-se dar vida à Guarda, atrair visitantes e turistas, revitalizar o coração da cidade, estimular o comércio de proximidade e devolver a autoestima aos guardenses». A realização das atividades da “Guarda: A Cidade Natal” e da passagem de ano estão orçadas em mais de 400 mil euros.

A “cidade Natal” abriu na segunda-feira com uma grande festa

Sobre o autor

Leave a Reply