Arquivo

Governo garante novas acessibilidades a Seia

Traçados definitivos do IC 6, IC 7 e IC 37 são apresentados no final do mês

O Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, assegurou que o Governo vai dar prioridade aos acessos principais à Serra da Estrela, em particular ao concelho de Seia. A garantia do governante foi deixada numa audiência solicitada pelo autarca senense, Eduardo Brito, que teve lugar no início da semana passada, no Ministério das Obras Públicas.

O governante adiantou que irá deslocar-se ao concelho de Seia até final deste mês para anunciar os traçados definitivos dos Itinerários Complementares nºs 6 (Covilhã–Torroselo–Coimbra), 7 (Vendas de Galizes–Celorico da Beira) e 37 (Seia–Nelas–Viseu). Por outro lado, o Governo garantiu ainda que vai lançar durante o mês de Agosto o concurso público para a execução da nova variante/circular de Seia, num investimento superior a 3,5 milhões de euros. O troço da variante inicia-se na rotunda junto ao Feira Nova, contornando por poente e por sul a cidade e liga novamente à EN 231 junto à Urbanização Martinhos, onde o cruzamento será convertido numa rotunda para inserção da nova via. Aproximadamente a meio do traçado é intersectada a EM 512 (Quintela–Santiago), estando prevista a construção de uma outra rotunda para assegurar esta ligação. O traçado e perfil longitudinal da via deverá garantir uma velocidade base de 80 km/h. Trata-se de uma via fundamental para aliviar o tráfego interno da Avenida 1º de Maio, complementada com a circular entre a Avenida Terras de Sena (Rotunda do Feira Nova) e a Arrifana, obra já adjudicada, de onde derivará, numa segunda fase, a ligação ao Aeródromo Municipal. Esta circular de Seia servirá, de igual modo, para limitar a zona de expansão urbana, conferindo mais fluidez ao trânsito, mas sem afastar quem visita o centro da cidade, na medida em que se trata de uma via muito agarrada à mesma. A esta rodovia juntam-se outras, como a nova estrada entre a Central de Camionagem e a Av. 1º de Maio (Rua D. Ester Barata) e o arruamento envolvente ao Hospital, Bairro de S.João e Rua da Misericórdia, em fase final de execução.

Deste modo, Eduardo Brito manifestou-se satisfeito com as conclusões do encontro, uma vez que se tratam de objectivos que o executivo municipal vinha perseguindo nos últimos anos. «Com estas decisões o Governo fornece mais um sinal claro de que está a olhar de maneira diferente para esta região e particularmente para o nosso concelho», destacou. O autarca refere mesmo que «o actual Governo conseguiu fazer em três meses o que o anterior não fez durante três anos». O presidente do município recorda o desbloqueamento da situação relativa ao hospital de Seia, a aprovação do curso na área das tecnologias para a Escola Superior de Turismo e Telecomunicações e as recentes decisões sobre os eixos rodoviários para a região.

Sobre o autor

Leave a Reply