Arquivo

Gouveia dedica ciclo de conferências a Vergílio Ferreira

Gavillanes Laso é um dos estudiosos da obra do romancista que vai participar no evento em Maio

A Câmara de Gouveia organiza, a 7 e 8 de Maio, um ciclo de conferências dedicado ao escritor da terra. Intitulado “Vergílio Ferreira: Espaços e Circuitos”, o evento tem a colaboração da Universidade de Évora e vai reunir vários especialistas da obra do romancista que escreveu “Manhã Submersa” ou “Estrela Polar”. Da comissão de honra destes “Ciclos Vergilianos” fazem parte o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e Maria Cavaco Silva, entre outros.

O objectivo desta iniciativa é a análise dos espaços físicos, psicológicos e sociais da obra do autor nas suas variadas dimensões. De acordo com a comissão científica, constituída por duas docentes da Universidade de Évora, Eunice Cabral e Margarida Reffóios, o ponto de partida está na ideia de que «ligado à categoria do espaço, o leitor conhece terras, lugares, cidades, tomando conhecimento de dimensões várias associadas». Além disso, notam, as dimensões individuas e singulares dos espaços «articulam-se com outras de teor colectivo e social», sendo que a vertente do irreal da obra vergiliana também estará em destaque. São esperados uma dezena de oradores para os “Ciclos Vergilianos”, com o painel inaugural a estar a cargo de um dos mais atentos estudiosos da obra do escritor, Hélder Godinho, em “Os Espaços na Obra de Vergílio Ferreira”.

“Testemunhos Vergílio Ferreira” será o segundo, a decorrer no primeiro dia, moderado por Eunice Cabral, com a presença de Alípio de Melo, Maria Eduarda Colares, Liberto Cruz, Cristina Robalo Cordeiro e ainda do cineasta Lauro António. Neste primeiro dia está também agendada a intervenção de um dos maiores estudiosos nacionais da obra do autor, Gavillanes Laso. Para 8 de Maio estão agendados os contributos de Fernanda Irene Fonseca e Rosa Maria Goulard. Além das conferências, o evento inclui ainda um concerto no Teatro Cine a cargo da Orquestra Ligeira de Gouveia, agendado para a noite de dia 7, e um percurso pedestre pela terra natal do escritor, Melo – uma actividade que marca o encerramento dos “Ciclos Vergilianos”.

Sobre o autor

Leave a Reply