Arquivo

Gouveia Art Rock com cartaz de luxo

Os icónicos Jethro Tull são os cabeças-de-cartaz do Gouveia Art Rock, o único festival português dedicado ao rock progressivo que acontece este fim-de-semana no Teatro Cine da “cidade-jardim”, numa organização do município serrano.

O concerto de domingo (21h15) faz parte da digressão comemorativa dos 50 anos de carreira do grupo britânico formado em 1967. Os bilhetes estão esgotados há várias semanas para a única atuação da banda de Ian Anderson em Portugal. Os Jethro Tull marcaram a década de 1970 com as suas músicas concetuais e excêntricas, letras rebuscadas e a inconfundível flauta de Ian Anderson, que até chegava a cantar através daquele instrumento. Temas como “Living In The Past”, “Sweet Dream”, “The Witch’s Promise”, “Nothing Is Easy”, “Sossity, You’re A Woman”, “Cross-Eyed Mary”, “Locomotive Breath”, “Hymn 43” e “Bungle In The Jungle” ainda hoje são considerados hinos do rock progressivo.

Mas há mais para ver e ouvir na 14ª edição do Gouveia Art Rock. Amanhã, os ingleses Gryphon dão um concerto nos Paços do Concelho, que terá entrada livre. No sábado, a partir das 15 horas, atuam no Teatro Cine o grupo italiano Promenade, os Loomings (banda formada por músicos oriundos de França, Itália e Argentina), o inglês Joe Stilgoe e os Gryphon. No domingo, as atividades começam pelas 11 horas na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, com debates sobre música e o festival, dinamizados pelos músicos participantes. A tarde está reservada para os concertos dos suecos Isildurs Bane, dos Ludus Temporum na igreja de São Pedro e dos Jethro Tull. Criado em 2003, o festival não se realizou no ano passado, sendo atualmente uma das referências mundiais da música progressiva. Pelo palco do Teatro-Cine já passaram nomes como Peter Hammill, Robert Fripp, Magma, Amon Düül II, Richard Sinclair, Guy Pratt, Musica Nuda, Univers Zero, Arena, Present, Lars Hollmer ou Miriodor.

Teatro Cine recebe no domingo o único concerto dos lendários Jethro Tull em Portugal

Sobre o autor

Leave a Reply