Arquivo

Golo ao cair do pano dá vitória preciosa ao Fornos

Equipa de Vítor Tejo entra com o “pé direito” na Série C da IIIª Divisão Nacional, derrotando o Valecambrense por 2-1

A Associação Desportiva de Fornos de Algodres entrou da melhor forma nesta temporada, em que aposta na subida à IIª Divisão B, vencendo um adversário que promete lutar pelo mesmo objectivo, o Valecambrense. Com quatro caras novas no onze titular, a equipa de Vítor Tejo foi bafejada pela “estrelinha de campeão” ao obter o tento da vitória no minuto 90.

Ainda mal o jogo tinha começado e já Vitinha, reforço vindo do Torre de Moncorvo, obrigava o guardião do Valecambrense a defesa apertada. Apesar do começo prometedor, o Fornos não conseguiu assumir o controlo do jogo que passou a ser muito disputado a meio-campo. Na primeira parte, as oportunidades de golo surgiram apenas à passagem do minuto 24. Primeiro para a turma forasteira, por intermédio de Oliveira, que, isolado do lado direito, rematou com perigo à baliza de Carlitos, e depois para o Fornos, com Paulo Silva a rematar cruzado rente ao poste direito.

O segundo tempo começou como o primeiro, com Vitinha a forçar João Gomes a uma grande defesa. O Fornos entrou melhor na segunda parte e chegou à vantagem, aos 64’, numa jogada construída por dois “recrutas”, Santos e Oliveira. O primeiro, vindo do Académico de Viseu, fez um cruzamento milimétrico da direita, ao qual o ponta-de-lança brasileiro, ex-Caldas da Rainha, correspondeu com um grande cabeceamento vitorioso. Contudo, os comandados de Vítor Tejo não conseguiram segurar a vantagem e consentiram o empate oito minutos depois, através de um remate de fora da área de Hippy. O golo galvanizou o Valecambrense que dispôs de duas excelentes oportunidades para passar para a frente do marcador, mas Carlitos deteve de forma categórica os remates de Filipe Bento e de Ednilson. No “tudo por tudo” para chegar à vitória, o Fornos fez então entrar Fernando, aos 87’, para jogar na frente. Uma opção que surtiu efeito, pois o defesa central fez, de um ângulo muito apertado, o 2-1 após uma jogada de insistência em que contornou o guarda-redes contrário. Este golo motivou muitos protestos por parte do Valecambrense, mas não existem dúvidas de que a bola ultrapassou a linha de golo na sua totalidade. Gil Afonso realizou uma arbitragem razoável. No final da partida, Vitor Tejo era obviamente um homem satisfeito depois de uma vitória muito suada: «O mais importante era a conquista dos três pontos. Já sabíamos que ia ser um jogo complicado, mas penso que acabámos por ganhar com inteira justiça já que fomos a equipa mais esclarecida e com mais oportunidades», salientou. Na próxima jornada, o Fornos disputa o “derby” distrital com o estreante Aguiar da Beira, que vem de uma pesada derrota em casa do Milheiroense, mas o objectivo é só um, «ganhar», garante o treinador fornense.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply