Arquivo

Fróis e Spraggett em destaque

Nacional de Xadrez da Iª Divisão começa no sábado em Évora

O Mestre Internacional (MI) António Fróis (ELO 2320), da equipa principal do Clube de Xadrez de Seia, foi o vencedor do IIIº Open Internacional de Sanxenxo (Pontevedra, Galiza). O xadrezista, que era o 10º do “ranking” inicial, ganhou o torneio com 6,5 pontos em nove possíveis, à frente de vários Grandes Mestres e Mestres Internacionais.

Com os mesmos pontos que o português terminaram a prova os espanhois Ivan Salgado, o GMI Jesus De La Villa, o FM Pablo Garcia e Roi Reinaldo. O Open de Sanxenxo atraiu 64 xadrezistas. Positiva foi ainda a participação de António Fróis no torneio aberto de Huesca, em Huelva, competição que concluiu no 34º lugar, entre 341 xadrezistas, com 7 pontos em 10 possíveis. A prova foi ganha pelo GMI russo Oleg Korneev (ELO 2638), seguido de Sergey Kasparov (Bielorrússia) e de Elizbar Ubilava (Espanha). Já o GMI Kevin Spraggett obteve uma boa classificação no Open Internacional de Andorra. O primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda não foi além do sétimo lugar, com 6,5 pontos em nove possíveis. O torneio envolveu 88 jogadores, incluindo numerosos GMI e MI, mas a vitória sorriu ao GM alemão Igor Kenkin, com 7 pontos, seguido pelo GM Brenko Damljanovic (Sérvia) e pelo GM português Luís Galego, todos com os mesmos pontos de Spraggett.

Estes resultados aconteceram a poucos dias do início do Nacional de Xadrez da Iª Divisão, que se disputa em Évora na próxima semana. Os 10 clubes mais fortes de Portugal, onde constam o Clube de Xadrez de Seia e o Grupo de Xadrez da Guarda, defrontam-se de 22 a 30 de Julho. Os restantes são a Academia de Xadrez de Gaia (Porto), a Associação Académica de Coimbra, Boavista (Porto), Barreirense (Barreiro), GD Diana de Évora, Núcleo de Xadrez de Faro, Associação Académica da Amadora e a ACR de Vale de Cambra (Aveiro). O CX Seia alinha com o GMI francês Igor Nataf (ELO 2592); GMI Andrei Sokolov (ELO 2589); MI espanhol Manuel Perez (ELO 2509); GMI espanhol Alfonso Romero (ELO 2501) e o MI português António Fróis (ELO 2320). Já o GX Guarda vai jogar com o GMI canadiano Kevin Spraggett (ELO 2577); GMI inglês Stuart Conquest (ELO 2534); GMI espanhol Javier Moreno (ELO 2509); FM português Fernando Ribeiro (ELO 2262); João Guerra da Costa (ELO 2205) e António Ferreira (ELO 2207).

Duas equipas fabulosas e candidatas ao título, apesar dos adversários se terem também reforçado fortemente no estrangeiro. Na primeira jornada, no sábado, o GX Guarda defronta o Núcleo de Xadrez de Faro e o CX Seia joga contra o GD Diana de Évora. No domingo, o sorteio ditou como adversários de senenses e guardenses a Associação Académica da Amadora e a ACR de Vale de Cambra, respectivamente. Também em Évora, mas no final do mês, apurar-se-á o campeão do Nacional da II Divisão, entre o vencedor da zona Norte, a equipa B do Clube de Xadrez de Seia, e os outros dois vencedores da fase preliminar, o Sporting Clube de Portugal (Lisboa) e o Mata de Benfica (também de Lisboa).

Sobre o autor

Leave a Reply