Arquivo

Fórum Nacional do Voluntariado em Pinhel

Bombeiros portugueses debatem tema durante o dia de sábado

A cidade de Pinhel acolhe, no sábado, o Fórum Nacional do Voluntariado nos Bombeiros Portugueses. Promover o debate sobre este tema são, segundo António Ruas, alguns dos objectivos da iniciativa.

Para o autarca da “cidade-falcão”, é importante debater o voluntariado daqueles que «dão mais vida ao lema “vida por vida”», esperando que Pinhel se torne num «marco histórico» quando se falar de voluntariado. Já Madeira Grilo, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), considera que os “soldados da paz” são, por vezes, esquecidos. «O português é um povo voltado para o voluntariado, mas, de vez em quando, esquecem-se do voluntariados dos bombeiros», lamenta. Para o encontro, que decorre no Centro de Congressos Desportivos e Exposições, são esperados cerca de 500 participantes, vindos de todo o país, em representação de associações e corpos de bombeiros, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, Federações Distritais, comandantes e associações portuguesas de voluntariado. O Fórum começa, pelas 9 horas, com o içar de bandeira. Pouco depois seguem-se as intervenções do padre Vítor Feytor Pinto, sobre o “Voluntariado para uma sociedade de valores”, e de Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, com o tema “Voluntariado a uma só voz”.

Ainda durante a manhã, por volta das 11h30, Fernando Carvalho Rodrigues, professor universitário e director científico da NATO, em Bruxelas, falará sobre “O Voluntariado e o Homem do Futuro”. Para a tarde estão previstas as intervenções de Noémia Ramos, comandante dos bombeiros da Vidigueira; Gil Barreiros, vice-presidente da Federação de Bombeiros da Guarda e presidente da direcção da AHBV de Gouveia; e um representante da Juvebombeiro, a propósito de “Voluntários nos Bombeiros: Porquê?”. O último tema do dia é “Voluntários por opção, profissionais na acção”, por Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. A iniciativa é organizada pela Câmara de Pinhel, Falcão E.M., Liga dos Bombeiros Portugueses, Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda e AHBV Pinhelenses.

Sobre o autor

Leave a Reply