Arquivo

O Entrudo anda à solta

As opções não faltam para celebrar o Carnaval na região

A poucos dias do Carnaval, o Entrudo já anda à solta e é esperada muita folia –para combater o tédio e a rotina – nos dias que antecedem a Terça-Feira Gorda. Desde corsos carnavalescos, a feiras em que o queijo é o ponto forte da festa ou bailes de máscaras tradicionais, as opções são várias na região para dar asas às extravagâncias próprias da época.

Na Guarda, o galo vai voltar a ser o “bode expiatório” de todos os fracassos do ano que findou. Por essas e por outras, será queimado na noite de segunda-feira, na Praça Velha.

O “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo” é um cortejo/espectáculo coordenado por Américo Rodrigues, também autor do guião, e começará no Jardim José de Lemos, seguindo até à Praça Velha. Além das colectividades do município, os protagonistas desta farsa carnavalesca são D. Sancho I (Rui Nuno, CENDREV), Augusto Gil (Vasco Queiroz), Alberto Dinis da Fonseca (José Neves, Teatro Nacional D. Maria II), a Ribeirinha (Adelaide Pinto), Joaquim Chamisso (Albino Bárbara), a Libaninha (Cristina Fernandes) e o Velho da Rectaguarda. Participam também os tradicionais e seculares “homens-musgo”, da cidade espanhola de Bejar, geminada com a Guarda.

Do país vizinho vem ainda o grupo L’Avalot (Barcelona), galardoado recentemente com o prémio do público para o “melhor espectáculo de rua” na última Feria de Teatro de Castela e Leão. Na segunda-feira os guardenses vão poder assistir a uma adaptação deste trabalho. A Banda Filarmónica 1º de Janeiro de Carragosela (Seia) e os Gigabombos do Imaginário são outros convidados deste Carnaval genuíno e diferente. Os textos foram escritos por António Godinho e Rui Isidro, já o galo será concebido por Pedro Figueiredo e Albano Martins. Kubik (Victor Afonso) produziu a música original e a selecção musical do espectáculo. A iniciativa é uma produção do Teatro Municipal da Guarda/Culturguarda, numa parceria entre a Câmara e a Agência para a Promoção da Guarda.

Roteiro de Carnaval

Famalicão

Famalicão da Serra recebe este ano, também na noite de segunda-feira, o Enterro do Entrudo, uma produção do projecto “Todos à Roda”, formado pelo Aquilo Teatro, Centro Cultural de Famalicão e Raiz de Trinta – Associação Juvenil. Além da cómica ritualização da exuberância humana, o evento conta com a novidade da realização de uma comezaina de Entrudo, num desafio para quem quiser jantar com os foliões, antes do cortejo, transformando-se depois em actores. Os interessados só têm que se apresentar com espírito e indumentária à época, reservando o seu lugar até amanhã, através dos contactos ccf@ccfamalicao.com, aquilo.teatro@sapo.pt, raizdetrinta@sapo.pt ou pelos telefones 961710068, 271.222499 e 966482853. A comezaina continua no final do cortejo.

Vila Franca das Naves

O cortejo de Vila Franca das Naves é já uma referência do corso regional organizado. Carros e carretas desfilam, todos os anos, num ambiente de ilustração jocosa e satírica, em que a crítica social e brejeira assumem os papéis de verdadeiros reis da festa. O Enterro do Entrudo e um baile onde irão rodopiar as figuras trajadas ao gosto de cada um são outros dos ingredientes indispensáveis à folia de Carnaval. No domingo, o corso sairá do Bairro das Flores pelas 14h30. Para as 15 horas está agendada a Burricada e uma hora depois acontece a Corrida do “Comboio”. Segue-se o Enterro do Entrudo, no Largo do Mercado, às 17 horas. Pela noite dentro, há baile e prémios para os melhores mascarados.

Trancoso

Um desfile onde o burlesco, as carantonhas, as máscaras e as alusões à caricatura social é o ingrediente maior do Carnaval na cidade de Bandarra. O desfile, da responsabilidade da Trancoso Eventos, começa às 10 da manhã nas Piscinas Municipais.

Gouveia

Em Gouveia, o Carnaval anda de “mãos dadas” com o queijo da serra. No domingo à tarde há desfile subordinado ao tema “Carnaval do Queijo” e, na segunda-feira, um baile com concurso de máscaras, no pavilhão municipal, a partir das 23 horas. “Patrocinam” o evento os actores Vanessa Martins e Ângelo Rodrigues, da série “Morangos com Açúcar”. O Entrudo será queimado às 18 horas de terça-feira.

Manteigas

No âmbito da tradicional Mostra de Actividades e Feira de Artesanato, Jorge Palma e os Anjos actuam na vila serrana na noite de segunda-feira. Durante a tarde, acontece o habitual desfile carnavalesco pelas ruas da vila.

Fundão

Cabe aos Caminheiros da Gardunha a organização do Corso Carnavalesco. Na terça-feira, o desfile sai do Pavilhão Multiusos pelas 15 horas e passa pela Rua dos 3 Lagares, Largo da S. da Conceição, Chafariz das 8 Bicas, Rua da Cale, Praça Velha, Rua José Germano da Cunha, Rua de S. António, Avenida da Liberdade.

Penamacor

Segunda-feira há baile de máscaras na Casa do Povo de Penamacor, organizado pelo grupo “Malta do Ano”.

Ciudad Rodrigo (Espanha)

Atravessar a fronteira é sempre uma hipótese em tempo de Carnaval. Destino “certo” para muitos portugueses, no famoso “Carnaval del Toro”, em Ciudad Rodrigo, há de tudo: capeias tradicionais e nocturnas, provas de aguardente e outros “petiscos”, concertos, bailes de máscaras, festivais tauromáquicos e encerros. O Carnaval é celebrado com um programa que contempla duas semanas de festa.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply