Arquivo

Fórum Económico-Social em Manteigas

Especialistas, dirigentes associativos, autarcas e empresários debatem a captação de investimento, a criação de negócios e o turismo

Fomentar o investimento e o empreendedorismo, além de objectivar o turismo como suporte económico de Manteigas e da região são alguns dos objectivos do Fórum Económico-Social agendado para sábado naquela vila serrana. A iniciativa é promovida pela associação Manteigas Solidária e decorre no auditório do Centro Cívico.

Durante todo o dia, vários especialistas, dirigentes associativos, autarcas e empresários vão debater temas como a criação de negócios, os caminhos para os jovens empreendedores e a captação de investimento. Nesse sentido, será apresentado um estudo sobre as oportunidades de investimento do Parque Natural da Serra da Estrela, sendo novamente divulgados os Planos Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Serra da Estrela (PETUR) e de Desenvolvimento Estratégico da Comunidade Urbana das Beiras. No período da manhã, o fórum abordará o papel da União Europeia, do Estado e do município no fomento ao investimento e à criação de negócios, com destaque para a importância do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), o Programa Leader e as parcerias público-privadas.

Os oradores confirmados são Carlos Ferreira (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), João Carvalho (director-geral do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior) e Artur Costa Pais (administrador da Turistrela), enquanto José Manuel Biscaia, presidente do município, apresentará as potencialidades de Manteigas e os apoios municipais para atrair investimentos em sectores estratégicos. O segundo painel falará de empreendedorismo jovem com Gil Ferraz (vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários), Paulo Manuel (presidente da Associação Comercial da Guarda), faltando confirmar a presença de Castro Guerra, secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação.

O tema do turismo e as oportunidades de investimento na região encerram o evento, com Jorge Patrão (presidente da RTSE), Marta Falcão (arquitecta) e Pedro Guedes de Carvalho (coordenador do PETUR), sendo ainda esperada a participação de Carlos Pinto, autarca da Covilhã e presidente da Comurbeiras, para falar do plano de desenvolvimento desta Comunidade Urbana. A organização convidou o Presidente da República para fechar os trabalhos, mas à hora do fecho desta edição a presença de Cavaco Silva ainda não estava confirmada.

Sobre o autor

Leave a Reply