O Fornos de Algodres protagonizou uma das surpresas da Iª eliminatória da Taça de Portugal ao ir vencer fora de portas o Montalegre por duas bolas a zero.
A equipa do distrito de Vila Real até entrou melhor no jogo, mas os comandados de Nando Pompeu equilibraram a contenda perto dos 15 minutos e começaram a criar perigo junto da baliza contrária. Numa dessas ocasiões, após um cruzamento de Luizinho, Nené esteve perto de marcar mas a bola saiu por cima da baliza de Diogo. Pelo lado da equipa da casa, Carlitos foi o mais inconformado dos barrosões e tentou a sua sorte com um remate de fora da área que saiu ao lado. Antes do intervalo, o Montalegre criou a sua melhor ocasião com Carlitos a assistir George Jardel, irmão do ex-jogador de Porto e Sporting, que quase marcou, valendo Afees em cima da linha a evitar o golo.
A segunda parte começou praticamente com o primeiro golo do Fornos, que surgiu na sequência de uma jogada de contra-ataque dos visitados que Nené concluiu da melhor forma. A equipa nortenha reagiu e conseguiu introduzir a bola na baliza de Cobra, um dos vários reforços utilizados, mas o lance foi anulado por fora de jogo do ex-jogador do Desportivo de Chaves.
Dez minutos depois do primeiro golo, aos 57’, Bruno Costa fez o segundo na conclusão de um lance muito rápido para gáudio das hostes fornenses. Carlitos continuava a criar perigo, obrigando o guarda-redes natural de Vilar Formoso que chegou a alinhar no Ginásio Figueirense, a desviar a bola com uma boa defesa. Já em tempo de compensação, Alexandre rematou forte para nova boa intervenção de Cobra. No final da partida, Nando Pompeu considerou que a sua equipa foi «personalizada e controlou o jogo especialmente na segunda parte». Alinharam de início pelo Fornos: Cobra, Alex, Sérgio, Afees, Valério, Elias, Lote, Bruno Costa, Pedro’s, Luizinho e Nené. Jogaram ainda Fábio Nascimento, Antero e Bruno Filipe.
Quanto ao Penamacorense, perdeu em casa com o S. João de Ver por 2-1. O sorteio da IIª eliminatória, onde também vai entrar o Sporting da Mêda, que ficou isento, e o Sporting da Covilhã realiza-se esta quinta-feira. O campeonato da IIIª Divisão Nacional arranca este domingo. Na série C, o Sporting da Mêda fará o seu “baptismo” em competições nacionais perante o seu público frente ao Penalva do Castelo, recém-despromovido da IIª Divisão. Já na série D, o Fornos de Algodres começa o campeonato em casa do Alcains, campeão distrital de Castelo Branco, enquanto o Penamacorense recebe o Nelas.