Arquivo

Primeiro dicionário de provérbios da língua portuguesa lançado em Pinhel

Obra de Madeira Grilo contém três mil provérbios populares, reunidos em 600 páginas

Foi lançado, esta terça-feira, o primeiro dicionário da língua portuguesa inteiramente dedicado a provérbios. O lançamento decorreu no Cine-Teatro São Luís, em Pinhel, e marcou o dia da cidade.

O autor, Manuel Madeira Grilo, diz que «o gosto pela língua portuguesa» e o desejo de «construir algo de importante que pudesse ser lembrado», foram as principais motivações para o desenvolvimento deste projecto. O professor reformado e antigo presidente da Federação Distrital de Bombeiros da Guarda revelou também que «a língua portuguesa é carente em dicionários» e que só conhece um dicionário de provérbios, mas «temático». A obra lançada esta semana contém três mil provérbios populares, organizados por ordem alfabética, com cerca de 600 páginas. A obra ajudará os leitores a «entender os provérbios, dando a interpretação de cada um», explica.

O “Dicionário de Provérbios” resulta de um levantamento efectuado pelo autor, durante 10 anos. Manuel Madeira Grilo, de 78 anos, reside na cidade da Guarda, mas é natural de Freixedas, no concelho de Pinhel. Serão publicados três mil volumes, estando já na calha uma segunda edição, que será acrescentada e melhorada com provérbios de origem chinesa, japonesa, africana, nórdica, russa, brasileira, persa e árabe.

Sobre o autor

Leave a Reply