Arquivo

Fornos diz adeus à Taça

Líder do Distrital perdeu em casa com o Desportivo de Gouveia na marcação de grandes penalidades

De forma surpreendente, o Fornos de Algodres foi eliminado da Taça de Honra da Associação de Futebol de Guarda pelo Desportivo de Gouveia, que, no último sábado, venceu em casa do líder do Distrital por 6-5 após a marcação de penáltis. Actualmente com um ponto de vantagem sobre o segundo classificado (Mêda) – depois de já ter estado a sete de distância, a equipa de Nando Pompeu parece estar a perder força na parte final da temporada.

Este foi um dos jogos dos quartos-de-final da Taça entre duas equipas do escalão principal do futebol distrital, tendo o Fornos entrado melhor na partida. A primeira jogada de perigo surgiu aos 19’, com Fábio Nascimento, de livre directo, a atirar muito perto do alvo. Volvidos dois minutos, Cardoso poderia ter aberto o activo, mas o remate saiu muito por cima. Sem conseguir sacudir a pressão, a formação gouveense apenas efectuou o seu primeiro remate à baliza contrária aos 27’, quando Fábio Rebelo rematou sem grande perigo. Até que aos 37’, Fábio Nascimento cobrou de forma exemplar um livre directo, à entrada da área, e abriu o activo. Ainda antes do intervalo foi a vez de João Pedro forçar Inácio a boa intervenção, também na marcação de um livre. No entanto, logo aos 51’, o Gouveia chegou ao empate. Num canto cobrado por Cavacas, o “gigante” Nelas desviou de cabeça para o segundo poste onde apareceu Fábio Rebelo a empurrar para o fundo das redes.

Em igualdade no marcador, os visitantes assumiram o controlo das operações, enquanto o Fornos tentava fazer tudo muito depressa, como, aos 59’, em que três jogadores da casa na área contrária não conseguiram marcar. Na parte final, marcada pela chuva e queda de granizo, pertenceu a André a melhor ocasião para desfazer a igualdade, mas o golpe de cabeça saiu por cima. Como o empate persistiu no final do tempo regulamentar, foi necessário recorrer aos penáltis, onde o Gouveia foi mais eficaz, já que não falhou nenhum. Do lado contrário, o jovem Fábio Matos permitiu a defesa a Rui, habitual suplente na turma da “cidade-jardim”. A equipa de arbitragem, chefiada por Hugo Geraldes, merece nota positiva.

Celoricense elimina Sporting da Mêda

O Sporting da Mêda não teve melhor sorte que o seu rival no campeonato, tendo sido eliminado pelo Celoricense, vencedor da série B da IIª Divisão Distrital, também nas grandes penalidades. Depois de um empate a três golos no final dos 90’, a equipa de Carlos Ascensão foi mais feliz na “lotaria” dos penáltis ao vencer por 7-5. Outro jogo decidido nos penáltis foi o Pinhelenses-Mileu, com o triunfo a sorrir à equipa da Guarda, que venceu por 8-7, após o empate final a duas bolas. Já o Foz Côa derrotou o Aguiar da Beira por 3-0. Nas meias-finais – ainda sem data definida, o Mileu vai receber o Gouveia, enquanto o Celoricense viaja até Foz Côa.

Sobre o autor

Leave a Reply