Arquivo

Fornos de Algodres “sucumbiu” em casa

O “impensável” no começo da época aconteceu e a equipa regressa ao Distrital da Guarda

A Desportiva de Fornos de Algodres perdeu o último jogo e está de regresso à Iª Distrital da Guarda. Na derradeira e decisiva partida da época, a equipa de José Carlos Afonso recebeu e perdeu com o Santacombadense, adversário directo na luta pela manutenção, por três bolas a uma.

Os locais entraram a criar perigo e com vontade de dominar a partida, com Vitinha a assistir Ima que testou as capacidades do guardião Nuno Viseu. A pressão intensificou-se cada vez mais, mas na muralha defensiva dos forasteiros, Flávio era o “bombeiro” da turma dos “pinguins”. João Bento não era um homem satisfeito e mandava subir a sua equipa, e numa das poucas descidas, Botas, de meia distância, rematou forte, traindo Inácio pela primeira vez, com o guarda-redes da turma da casa a não ficar isento de culpas, visto que deixou a bola bater no solo. Por sua vez, a defensiva dos locais estava muito desconcentrada e sem fulgor. Os locais responderam através de um cruzamento de Cédric para o centro da área, onde Faneca I surgiu a cabecear ao lado. O Santacombadense pouco ou nada incomodava os locais, mas aos 25’, Paulo Neves, possuidor de um excelente pontapé, recuperou a bola no meio-campo e rematou muito forte ao canto superior esquerdo da baliza de Inácio, dilatando a vantagem para 0-2. A partir desta altura, o Fornos passou a pressionar ainda mais, mas a defesa do adversário continuava muito forte. As ocasiões de perigo por parte dos locais eram muitas, mas a finalização era um sector que não estava afinado, imitando um pouco aquilo que aconteceu durante toda a temporada.

O intervalo chegou com o Fornos a perder por culpa própria, parecendo uma equipa mais fragilizada. Para a etapa complementar, José Carlos Afonso tentou o tudo por tudo, mas os “pinguins”, bem organizados, geriam o resultado. Aos 49’, pareceu ter ficado por assinalar uma grande penalidade a favor do Fornos, com Faria a ser empurrado. Logo depois, Vitinha não conseguiu marcar, quando tinha a baliza completamente escancarada. Sucessivas oportunidades de golo surgiam para os locais, mas não eram convertidas. Aos 55’, Luís Carlos teve um golpe de magia, desmarcando-se pela esquerda, passando por toda a gente, entregando a bola a Kiko no primeiro poste, que fez o terceiro para a sua equipa. Os locais ainda acreditavam, mas o melhor que conseguiram foi reduzir a desvantagem para 1-3, aos 67’, com Santos a fazer a diagonal da esquerda para a direita e a servir Ima que marcou. O Fornos acabou por ser um justo vencido, descendo aos Distritais 10 anos depois, restando-lhe tentar regressar já na próxima época. Neste sentido, o presidente António Candeias já anunciou a sua recandidatura para guindar novamente o Fornos à IIIª Divisão Nacional.

João Ferreira

Sobre o autor

Leave a Reply