Arquivo

Fornos aposta forte no regresso à IIIª Divisão

Souropires e AD Fundão são outros representantes da região no Nacional, que vai despromover os cinco últimos classificados

Fornos de Algodres, Souropires e AD Fundão são os clubes que vão representar a região no Nacional da IIIª Divisão. A fuga à despromoção, que se afigura ainda mais difícil dado o novo quadro competitivo, que leva a que os cinco últimos classificados regressem ao Distritais, é o grande objectivo das três equipas. Após uma época de “passeio” no Distrital da Guarda, o Fornos aposta forte neste regresso aos Nacionais, tendo já assegurado a contratação de cinco reforços oriundos da IIIª e até da IIª Divisão B.

O Fornos é a primeira equipa a abrir a “oficina”, começando hoje a trabalhar. O guarda-redes Filipe e Negrete, ambos provenientes do Penalva do Castelo (IIª Divisão B), Peixoto e Rodrigo (vindos do Sátão) e o regressado Peritz (Social Lamas) são as cinco contratações de maior vulto. A estes jogadores juntam-se Ló (ex-Gouveia), Patoilo (ex-Pinhelenses) e Toninho (ex-Figueiró da Granja). Um bom lote de reforços para o técnico campeão distrital Paulo Barra, que conta ainda com grande parte da espinha dorsal da última época. O plantel ainda não está fechado, continuando a decorrer conversações com mais um ponta-de-lança, adianta o presidente fornense. Apesar de estar consciente da qualidade deste grupo de trabalho, Carlos Nunes pensa apenas na permanência. «Queremos alcançar a manutenção de uma forma desafogada. Vamos tentar não ser os campeões da “linha de água”», garante. Pensar numa eventual subida está «fora de hipóteses», mas sempre deixa escapar que «sonhar faz parte». Nesta fase de preparação, o Fornos participa, a 13 e 14 de Agosto, no Torneio Quadrangular de Mangualde, juntamente com Académico de Viseu, Penalva do Castelo e Pampilhosa, recebe o Vila Real a 21 e vai ao Fundão a 28.

Já o Souropires, que assegurou a manutenção na época de estreia, aposta claramente na continuidade. Para além da equipa técnica, liderada pelo experiente Manuel Barbosa, coadjuvado por Pirry, a maioria dos jogadores transitam da última temporada. As novidades são por enquanto Ricardito (ex-Sabugal), Iero (ex-Foz Côa), Rogério (ex-Mêda) e Barroco (ex-júnior do Beira-Mar). O clube do concelho de Pinhel espera assegurar ainda mais um ponta-de-lança e outro guarda-redes para fazer “concorrência” a Valezim, titularíssimo no ano passado. No sentido inverso, o extremo Carvalhinho, transferido para o Nelas (IIª B), é a principal saída. A ambição do Souropires passa por «tentar ganhar jogo a jogo» para alcançar a manutenção «o mais rapidamente possível», garante Manuel Barbosa. «Temos equipa para fazer um campeonato tranquilo, sabendo que não vai ser fácil», reconhece. O início da preparação vai ter lugar na próxima segunda-feira, estando agendados diversos encontros. No dia 7, o Souropires joga em Torre de Moncorvo, dia 14, no campo do Social Lamas, enquanto que a 21 e 28 recebe, respectivamente, aquela equipa do distrito de Viseu e o Idanhense.

Fundão quer evitar «sobe e desce»

Ao contrário das duas formações do distrito da Guarda, certas na série C, o Fundão, que conquistou o Distrital de Castelo Branco, deverá competir na série D. O guarda-redes Nuno Morais (ex-Mileu), Rui Reis (ex-Souropires), João Alves (ex-junior da AD Estação), Bruno Nogueira (ex-Penamacorense) e Ricardo Morais (ex-Unhais da Serra) são as caras novas já asseguradas, sendo que deverão ser contratados «pelo menos» mais um médio e um ponta-de-lança. Atletas com quem estão «a decorrer conversações», indica Paulo Nobre, chefe do departamento de futebol. O treinador continua a ser Joca, que pendurou definitivamente as chuteiras. Com um orçamento de 90 mil euros, aquele que «se pode ter», o Fundão almeja alcançar finalmente a manutenção, depois de já ter subido quatro vezes e de ter descido sempre. «Queremos evitar o sobe e desce. Sabemos que será difícil, pois vão descer mais equipas, mas acreditamos que o plantel tem valor para ficar na IIIª Divisão», realça. O arranque da preparação está agendado para 8 de Agosto, curiosamente o dia do sorteio para o campeonato e para a Taça de Portugal. Quanto a jogos de preparação, o Fundão joga em Castelo Branco contra o Benfica local (dia 15) e recebe a 20 a Atalaia do Campo, uma visita que retribuirá sete dias depois. O Fornos é o convidado para o jogo de apresentação, agendado para 28 de Agosto. Os outros representantes da Beira Interior no Nacional da IIIª Divisão são o Sertanense e o Idanhense.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply