Arquivo

Fim do Distrital da IIª Divisão chumbado

Campeonatos de seniores da AF Guarda vão continuar com duas divisões após nove clubes terem chumbado proposta de alteração

Foi chumbada a proposta de alteração ao regulamento das provas oficiais da Associação de Futebol da Guarda (AFG), cuja decisão mais polémica era a extinção do Distrital da IIª Divisão de seniores independentemente do número de clubes inscritos. Numa das Assembleias-Gerais (AG) mais participada dos últimos anos, realizada na tarde de sábado, a esmagadora maioria das coletividades presentes mostrou vontade de manter as provas nos mesmos moldes.

O documento foi elaborado depois de, na AG de 12 de abril, ter sido aprovada por apenas três clubes uma proposta, apresentada pelo Guarda Unida, de se realizar um único campeonato sénior a partir da época 2014/2015. Nessa reunião participaram seis clubes, tendo o clube proponente, Fornos e Seia votado a favor, enquanto Sabugal e Sporting da Mêda votaram contra e o NDS absteve-se. No passado sábado, antes da discussão da proposta de alteração, o presidente da AFG salientou não querer «interferir» na decisão dos clubes, mas considerou que haver um único campeonato não era «favorável ao desenvolvimento do futebol distrital. E alertou que, caso a proposta fosse aprovada, poderia assistir-se esta época a um campeonato «atípico sem ninguém a descer e na IIª todos subiam».

Já António Pissara, presidente do Guarda Unida, esclareceu que a proposta foi feita porque «estamos preocupados com a manutenção do futebol distrital», sustentando que a alteração não colocaria em causa a competitividade e que a possibilidade de haver «mais proximidade» entre os clubes participantes – já que o único campeonato passaria a estar dividido em duas ou três séries – até poderia fazer com que houvesse «mais gente nos campos». O dirigente disse ainda que garantir condições para participar é «muito difícil», sendo que «subir é quase irrelevante», e assegurou que a proposta não era «nenhum esquema» para o Guarda Unida chegar à Iª Divisão. De acordo esteve o presidente do Foz Côa, João Patrício, para quem «só temos que aprovar ou não o regulamento, pois já está definido que só há um campeonato». Contudo, a mesa da AG, liderada por Luís Tadeu, esclareceu que tudo voltaria à “estaca zero” se a proposta não fosse aprovada.

Um dos mais críticos da sugestão de alteração foi Jorge Morgado. O presidente do Aguiar da Beira colocou em causa diversos pontos da proposta apresentada, nomeadamente a possibilidade da fase de apuramento do campeão poder ser disputada por clubes que tiveram grande discrepância de pontos na primeira fase: «Isto é uma brincadeira para quem anda há mais de 20 anos no futebol», desabafou. Contudo, a proposta acabou rejeitada por nove clubes (Aguiar da Beira, Sporting da Mêda, NDS, Soito, Gouveia, Manteigas, Vilanovenses, Mileu e Casa do FCP da Mêda). A favor votaram Guarda Unida, Foz Côa, Fornos de Algodres e Escola Carlos Franco. Já Lameirinhas, Casal de Cinza e Vilar Formoso abstiveram-se. Insatisfeito com este desfecho, António Pissarra garantiu que «isto não vai ficar por aqui», questionando o facto de clubes que não participaram na AG de abril e outros que não têm equipas seniores terem votado.

O dirigente ameaçou mesmo retirar todas as equipas do Guarda Unida dos respetivos campeonatos, até porque o regulamento de 2008 estabelece que «não havendo mais de 20 equipas inscritas apenas haverá um campeonato». Contudo, Andrade Poço replicou que as inscrições fecharam às 18 horas da última sexta-feira e que ficou definido «que havia um campeonato com 14 equipas na Iª Divisão e as restantes na IIª». No final dos trabalhos, António Pissarra não quis falar com os jornalistas e Andrade Poço desvalorizou a ameaça do Guarda Unida recorrer da decisão tomada.

Gouveia-Sabugal e Mêda-Foz Côa abrem Distrital

Após a Assembleia Geral, realizou-se o sorteio dos campeonatos distritais. Nas provas de seniores, a principal novidade foi a confirmação da não inscrição do São Romão, campeão distrital da IIª Divisão na última temporada, pelo que o Ginásio Figueirense, um histórico do futebol distrital que tinha sido despromovido, mantém-se na Iª Divisão. Outra é o regresso do Almeida na IIª Divisão, enquanto o Abadense e o Seia acabaram com o futebol sénior.

Os jogos da primeira jornada da Iª Divisão, agendados para dia 22, são Vilar Formoso-Pinhelenses, Soito-Aguiar da Beira, Paços da Serra-Celoricense, Mêda-Foz Côa, Vila Cortês do Mondego-Trancoso, Figueirense-Vilanovenses e Gouveia-Sabugal. A IIª Divisão começa a 1 de novembro com os jogos Pala-Almeida, Casal de Cinza-Fornos de Algodres e Vila Franca das Naves-Mileu. Folga o Guarda Unida. O campeonato acaba a 11 de maio. Em relação à Taça de Honra da AFG, em virtude do número de equipas seniores inscritas ser 21, vai realizar-se uma pré-eliminatória, a 1 de dezembro, com apenas cinco jogos: Vila Franca das Naves-Aguiar da Beira, Fornos de Algodres-Figueirense, Guarda Unida-Trancoso, Vila Cortês do Mondego-Celoricense e Mileu-Sabugal. As restantes 11 equipas ficaram isentas.

As eliminatórias seguintes disputam-se a 2 de fevereiro, 2 de março e 27 de abril de 2012. A final está marcada para 17 de maio. Outra novidade é o regresso da Taça da IIª Divisão por causa da redução de clubes no escalão. A prova vai ser disputada em duas mãos até à final. Na primeira eliminatória defrontam-se Vila Franca das Naves-Casal de Cinza, Guarda Unida-Fornos de Algodres e Pala-Mileu. O Almeida ficou isento. A final está agendada para 6 de maio. Andrade Poço anunciou que as competições seniores vão ter esta época dois patrocinadores. Assim, os campeonatos da Iª e IIª Divisão vão ter a designação de “Termas do Cró/Termas de Longroiva”, enquanto as Taças serão patrocinadas pelo “Civilcasa Grupo”.

Ricardo Cordeiro Número de clubes participantes nos campeonato seniores passou de 23 para 21

Comentários dos nossos leitores
José Catalino jose_catalino_stal@hotmail.com
Comentário:
Na minha opinião, chumbarem a proposta da extinção da IIª divisão é um erro, isto até porque atendendo às enormes dificuldades que a generalidade dos clubes atravessam e muito em especial os da IIª divisão, não me admiraria nada se a época 2013/2014 da IIª divisão chegará ao fim, pelo menos com todas as equipas. Já no que concerne à substituição do São Romão, na minha opinião não deveria ser o Figueira a manter-se, mas seria justo que subisse neste caso o terceiro classificado da IIª divisão.
 

Sobre o autor

Leave a Reply