Arquivo

Fidalgo toma posse a 5 de setembro

Novo reitor da UBI escolheu Mário Raposo, António Marques Cardoso, Paulo Moniz e João Canavilhas para serem os seus vices

António Fidalgo vai ser empossado como novo reitor da Universidade da Beira Interior a 5 de setembro, exatamente dois meses após ter sido eleito para o cargo, derrotando João Queiroz. O professor catedrático de Ciências da Comunicação já anunciou os nomes que compõem a sua equipa e da qual fazem parte quatro vice-reitores e uma pró-reitora.

Numa missiva interna a que O INTERIOR teve acesso, o novo reitor informou professores, alunos e funcionários da universidade que escolheu para seus vice-reitores os professores Mário Raposo, catedrático de Gestão, António Marques Cardoso, catedrático de Engenharia Eletromecânica, Paulo Moniz, catedrático de Física, e João Canavilhas, auxiliar de Ciências da Comunicação, que é colaborador de O INTERIOR e membro do Conselho Editorial deste jornal desde a sua fundação. Para o lugar de pró-reitora foi escolhida Isabel Cunha, professora auxiliar de Matemática. Quanto às respetivas áreas que vão caber a cada um, Mário Raposo será o primeiro vice-reitor e ficará responsável pela áreas do financiamento e do pessoal, «substituindo o reitor nas suas ausências», António Marques Cardoso estará ligado à área de projetos e ligação à comunidade, Paulo Moniz fica com a investigação e terceiro ciclo, João Canavilhas com os Serviços Académicos e Isabel Cunha ficará encarregue do Gabinete de Qualidade e Prospetiva. António Fidalgo elegeu estes docentes por entender que são os que «melhor poderão colaborar» consigo na obtenção de uma UBI «coesa e plural». Por outro lado, o novo reitor elogia a postura que o responsável cessante está a ter na “passagem de testemunho” que se está a revelar «calma e serena», até porque «há o interesse do professor João Queiroz e meu de proceder a uma transição pacífica».

De resto, «há já dois temas que estamos a acompanhar», as matrículas dos novos alunos que estão a ser coordenadas por João Canavilhas, e a organização da cerimónia da tomada de posse que está agendada para 5 de setembro, uma quinta-feira, e deverá começar às 15 horas. Recorde-se que António Fidalgo venceu as eleições realizadas no passado dia 5, tendo obtido 18 votos contra apenas 11 de João Queiroz, que se recandidatava ao segundo mandato. Na altura da vitória, o docente da Faculdade de Artes e Letras confessou estar «completamente consciente das dificuldades» que tem pela frente nos próximos quatro anos e que, na sua opinião, são a captação de alunos e o financiamento. O docente comprometeu-se a ser «um reitor de toda a UBI, incluindo daqueles que estiveram de um lado e de outro». A favor do novo reitor terá pesado, segundo o próprio, «a forte ligação com toda a comunidade académica» e de ter «um longo historial dentro da universidade». António Fidalgo tem 57 anos, foi vice-reitor da UBI entre 1995 e 1998, nos mandatos de Passos Morgado e de Santos Silva, e também foi colaborador de O INTERIOR no ano 2000.

Ricardo Cordeiro António Fidalgo optou pelos docentes que «melhor poderão colaborar» consigo na obtenção de uma universidade «coesa e plural»

Sobre o autor

Leave a Reply