Arquivo

Festa da Tradição Beirã na Guarda

Das várias iniciativas do certame destaca-se o concurso para premiar o melhor bolo da Guarda, no sábado

O pavilhão do Nerga acolhe pela primeira vez a Festa da Tradição Beirã e Mostra Multisectorial. Durante dois fins-de-semana, as instalações da Associação Empresarial da Região da Guarda, no parque industrial da cidade, vão encher-se de artesanato, gastronomia, mobiliário, decoração, entre outros produtos e serviços. O certame surge integrado nos festejos do Dia da Cidade. A iniciativa começa amanhã, até domingo, e continua entre os dias 3 e 5 de Dezembro. A entrada é gratuita.

A iniciativa é promovida pela ProRaia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte e pela ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, em colaboração com o Nerga. A Festa da Tradição Beirã vai contar com a presença de cerca de 100 stands, numa área de 2.000 metros quadrados, ocupados por expositores vindos de vários pontos do país e artesãos oriundos do distrito da Guarda. O objectivo desta feira visa a «promoção da região e a dinamização das suas potencialidades», adianta Mário Ferreira, director do Nerga, que admite também que o evento vai dinamizar as potencialidades económicas da região, fomentar a criação de novas oportunidades de negócios e promover as empresas e os produtos/serviços. «É uma forma de proporcionar aos visitantes o contacto com a tradição e a cultura beirãs», garante aquele responsável. Entre os produtos e serviços a expor, destacam-se o artesanato, gastronomia, mobiliário, decoração, produtos dietéticos, ourivesaria, sapataria, material informático e ortopédico, bem como as autarquias.

Das várias acções que vão animar o espaço, salienta-se a programação lúdico-cultural diária, o seminário “PME Digital”, a apresentação de livros de artesanato do concelho da Guarda e Sabugal, a visita de escolas e o concurso do bolo do Dia da Cidade. Esta iniciativa conta com a participação de várias pastelarias da Guarda e vai decorrer no sábado, dia em que «todos estão convidados a provar uma pequena fatia», promete Mário Ferreira. Os livros de artesanato, a apresentar dia 3 de Dezembro, são co-financiados pela ProRaia, que procedeu ao levantamento do artesanato dos dois concelhos, realçando quem o faz e como o faz. Esta é uma actividade de parceria entre a ADRUSE e a ProRaia, cuja zona de intervenção abrange os municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Sabugal e Seia, e está orçada em 60 mil euros. No entanto, estão ainda programadas outras iniciativas até ao final do próximo ano como uma «mostra, colóquios e seminários», refere João Paulo Agra, director técnico da ADRUSE. O certame é inaugurado amanhã, pelas 18 horas. A animação musical é assegurada por vários grupos da região. No primeiro dia é possível assistir à actuação do Grupo de Cantares da Arrifana. Já o Dia da Cidade é animado pela actuação dos Bombos de “Os Beirões” de Maçainhas e dos cantares “Ontem e Amanhã”. No domingo sobe ao palco o “Conjunto Rosinha”. No fim-de-semana seguinte, a animação é assegurada pelo Rancho Folclórico da Guarda, na sexta-feira, enquanto no sábado será a vez do grupo de cantares A Ronda do Jarmelo. O último dia da feira está reservado para o grupo de cantares de São Miguel “A Mensagem”.

Sobre o autor

Leave a Reply