Arquivo

Fase de validação já começou

CNO com 238 adultos

Praticamente metade dos 238 adultos até hoje envolvidos no trabalho do Centro Novas Oportunidades (123) estão neste momento em fase de reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida. 36 já foram entretanto encaminhados, seja para exames ao nível de escola no passado mês de Maio (24 adultos, a quem faltavam de uma a três disciplinas), seja para Cursos de Educação e Formação de Adultos – EFA (10) ou para Formação Modular (2).

O grosso está pois em fase de reconhecimento (RVCC), isto é, está a ser produzida pelos adultos informação que permita concluir que competências detêm. Em alguns casos, no Ensino Básico, está-se a fazer formação complementar nomeadamente nas áreas da Matemática para a Vida e das Tecnologias de Informação e Comunicação, em que muitos adultos estavam carentes.

Entretanto decorreram já na semana passada (dia 30 de Maio) os primeiros júris de validação e que marcam o fim do Ciclo: dois adultos concluíram assim o seu percurso no Ensino Básico, tendo sido os seus conhecimentos e competências validados por um avaliador externo e um profissional, para além dos formadores da casa. Os adultos do Ensino Secundário em Reconhecimento e Validação de Competências precisam de demonstrar competências completando 44 Unidades de Crédito em três áreas: Cultura , Língua e Comunicação; Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cidadania e Profissionalidade. Submeter-se-ão à validação do Secundário dois ou três adultos ainda este ano.

Já a partir de Setembro e de forma a dar resposta ao diagnóstico feito, arrancará o primeiro EFA escolar com 1100 horas com competências escolares e não profissionais. Estes EFA são virados para pessoas já envolvidas na vida activa. Os EFA profissionais funcionam nos outros CNO da cidade da Guarda (CFAD, IEFP e NERGA).

Sobre o autor

Leave a Reply