O ciclo de feiras do queijo Serra da Estrela arrancou mais cedo este ano, já que Celorico da Beira antecipou-se numa semana ao fim-de-semana de Carnaval e aos municípios vizinhos.
A autodenominada “capital do queijo Serra da Estrela” inaugurou o certame no sábado e este fim-de-semana repete a dose para homenagear os pastores e as queijeiras e promover uma iguaria que ainda tem um grande peso na economia de cada concelho. De sábado a terça-feira de Carnaval o queijo também é “rei” na 38ª edição da feira de Seia, que decorre sábado no mercado municipal e envolvente. O mesmo acontece em Gouveia, onde a tradicional feira acontece no domingo, e a iguaria é pretexto para o evento “Carnaval da Serra”. Já em Manteigas, a 23ª Expo Estrela realiza-se igualmente nesta quadra do Carnaval e não esquece a incontornável prova de queijo Serra da Estrela na terça-feira. O ciclo das feiras do queijo prossegue a 6 de março em Mosteiro (Aguiar da Beira), onde o certame é complementado com uma exposição e concurso pecuário, e termina a 12 e 13 desse mês em Fornos de Algodres.
A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, como Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã. Este ano há mais e melhor queijo. Quem o diz é Júlio Ambrósio, presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela: «A produção tem aumentado, é de qualidade», adiantou o dirigente da cooperativa sediada em Celorico da Beira e que representa os produtores certificados da região demarcada. Também o número de queijarias que estão a certificar a sua produção aumentou face ao ano anterior, que tinha 22 produtores. «Neste alavão de 2015/2016 estão 26 queijarias a produzir queijo Serra da Estrela», referiu Júlio Ambrósio, acrescentando que é nos concelhos de Celorico da Beira e de Seia (seis em cada) que há mais. Seguem-se os municípios de Oliveira do Hospital (com quatro), Gouveia (três), Fornos de Algodres, Nelas e Penalva do Castelo (duas) e Trancoso (uma).
A Cooperativa Estrelacoop é a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida (DOP) do queijo Serra da Estrela que só pode ser produzido com leite de ovelha das raças Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. Trata-se de um produto que é sempre comercializado com um rótulo onde consta a designação “Queijo Serra da Estrela”, o logótipo DOP e a respetiva marca de certificação.