Fundo Europeu das Pescas apoia Programa Operacional até 2013
A Comissão Europeia aprovou o Programa Operacional para o Sector das Pescas Português para o período 2007-2013. O apoio da União Europeia concedido através do Fundo Europeu das Pescas (FEP) ascende a 246,5 milhões de euros, dos quais 223,9 milhões serão atribuídos às regiões de convergência (Norte, Centro, Alentejo, Algarve e Açores) e 22,5 milhões às regiões não abrangidas pelo objectivo de convergência (Lisboa e Madeira).
O novo programa da UE para 2007-2013 visa privilegiar os seguintes eixos: adaptação da frota de pesca da UE (promovendo a pesca rentável e sustentável nas zonas marítimas); aquicultura, pesca interior, transformação e comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura (actividades competitivas e rentáveis nos sectores da aquicultura, da transformação do pescado e do comércio grossista de produtos da pesca), medidas de interesse comum, desenvolvimento sustentável das zonas de pesca (facilitando as actividades regionais, em especial através do desenvolvimento da cooperação no sector das pescas sob o impulso dos grupos locais de pescadores) e assistência técnica.
Reino Unido e Noruega acolhem novas capitais da cultura
Liverpool (Reino Unido) e Stavanger (Noruega) são as novas Capitais Europeias da Cultura para 2008. O “Open port”, o programa apresentado pela cidade de Stavanger, prevê eventos relacionados com a arquitectura, a literatura e a música, além das artes visuais, e reúne artistas de reputação nacional e internacional.
Por seu lado, Liverpool organizará cerca de 350 eventos, na sua maioria gratuitos, de arte, arquitectura, dança, cinema, gastronomia e teatro. Liverpool 2008 deverá atrair um milhão de pessoas provenientes de 60 países de todo o mundo.
As festas de inauguração aconteceram no passado dia 12. Em Liverpool, as festividades incluíram o espectáculo «Liverpool – The Musical», onde estarão presentes Ringo Starr, o ex-músico dos Beatles, e Dave Stewart, do grupo Eurythmics, que assinalará simultaneamente a abertura oficial do novo espaço Liverpool Arena, situado no Merseyside. Já Stavanger decidiu homenagear o condado de Rogaland, tendo convidado os respectivos municípios a apresentar uma actividade temática.
O projecto das capitais europeias da cultura foi lançado em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação dos povos da Europa.