Arquivo

ESEG com doutoramentos e master’s

Novas formações arrancam já no próximo ano lectivo

A Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) avançará no próximo ano lectivo com dois doutoramentos, em Comunicação e Ciências da Actividade Física e do Desporto, e um Master em Gestão e Comunicação Empresarial.

O período curricular dos doutoramentos irão decorrer nas instalações da ESEG. Os projectos, que estão a ser desenvolvidos pelos órgãos internos da escola, contam com o apoio de universidades espanholas de «reconhecido prestígio», refere um comunicado, a quem caberá certificar o grau dos futuros doutores. A ESEG já se tinha estreado há dois anos na formação pós-graduada com dois mestrados em Educação Ambiental e Ciências do Desporto, graças a parcerias com as universidades de Coimbra e de Trás-os-Montes, respectivamente. Por outro lado, foi recentemente aprovada na Assembleia da República a nova Lei de Bases do Sistema Educativo que permite aos Politécnicos passarem a conferir o grau de mestre, mas não o de doutor, que continuará a ser em exclusivo das universidades.

«Esta aposta é uma sequência natural do enorme êxito obtido com os dois mestrados, que tiveram uma grande procura», sublinha Joaquim Brigas, director da ESEG, que acredita num sucesso «igual» nos doutoramentos. O público-alvo são os professores, mas também profissionais de comunicação e do desporto com currículos científicos e profissionais relevantes. Com início previsto para este ano está também um Master em Gestão e Comunicação Empresarial. A iniciativa conta com a colaboração de várias instituições, nomeadamente da HR-Consultores, Nerga e Caixa Geral de Depósitos. O curso terá uma duração de nove meses, entre Setembro de 2005 e Junho de 2006. Destina-se sobretudo a gestores e quadros de empresas, profissionais com responsabilidades nas áreas comerciais e outros sectores funcionais com interesse pelas funções de marketing comercial. Segundo Joaquim Brigas, este Master pretende ser uma «resposta à nossa realidade empresarial, dando as ferramentas para que o gestor possa tomar decisões, de uma forma eficaz, nas áreas comercial, marketing, recursos humanos e financeira». Todas estas iniciativas pretendem «prestar um serviço à comunidade», sublinhou o director da ESEG, citando exemplos de outros cursos de 24 horas, que decorrem durante o ano lectivo, caso de Direito e Processo Penal Aplicados, Segurança Nacional, Terrorismo e Contra Terrorismo, entre outros.

Sobre o autor

Leave a Reply