Arquivo

Equipa de Trial de Aguiar da Beira continua em grande

Pedro Patrocínio foi segundo em Felgueiras e queixa-se de algumas irregularidades

A equipa da ARC – Auto Ramiro Competições, de Aguiar da Beira, que disputa o Nacional de Trial, constituída pelo piloto Pedro Patrocínio e o navegador José Albano, foi segunda classificada no passado sábado na terceira prova da competição, disputada em Felgueiras. O piloto aguiarense considerou a prova duriense «muito dura e difícil» dado ter-se realizado em pistas de obstáculos muito estreitas que não deram a possibilidade aos mais rápidos de poderem ultrapassar os seus adversários.

De manhã, decorreu a prova de resistência, agora com a duração de três horas, com a equipa da ARC a obter a terceira posição. Já na parte da tarde teve lugar a prova de cinco horas, com as quatro pistas ao cronómetro, em que conseguiram subir um lugar no final para terminarem num excelente segundo lugar atrás de Sérgio Batista e à frente da Duque TT e do seu mais directo adversário nestas andanças, a equipa Pão de Ribamar. Depois desta terceira prova do campeonato, a equipa de Aguiar da Beira encontra-se a um ponto do primeiro, a dupla da Pão de Ribamar, na tabela geral do campeonato. Segundo Pedro Patrocínio, o campeonato está «ao rubro, mas é muito competitivo e também muito difícil, já que as equipas estão, quase todas elas, muito mais fortes». Apesar da boa prova, o piloto da ARC teceu algumas críticas à organização, pois consta no regulamento da Federação que as pistas de obstáculos devem ter a largura suficiente para que as equipas mais atrasadas possam ser ultrapassadas pelas mais rápidas. O que não aconteceu em Felgueiras, daí considerar que «alguma coisa falhou», pois um elemento da Federação deve normalmente inspeccionar as pistas antes do início das provas.

Pedro Patrocínio falou ainda do problema da participação de jipes com eixos Unimog, o que é ilegal segundo a posição tomada pela Federação no final da época transacta, mas «nada foi feito» disputadas três provas no campeonato deste ano. Os jipes equipados com este tipo de eixos têm vantagem sobre os restantes que utilizam os materiais regulamentados, os chamados eixos ligeiros, já que são mais altos, o que facilita a passagem dos obstáculos e altera «a verdade das competições». Apesar destas contrariedades, o piloto confessou ainda que a sua equipa espera conseguir renovar o título de campeão nacional conquistado no ano passado. A próxima prova disputa-se a 19 de Junho, na Trofa, com o “Trial Eco Imagem 4×4”, seguindo-se no dia 24 de Julho, o Troféu Trial 4×4 General Tire, em Aguiar da Beira.

Pedro Sousa

Sobre o autor

Leave a Reply