Qualificar os enchidos da região da Guarda é o primeiro objetivo do protocolo assinado entre a Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA) e a Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG).
O primeiro passo em relação à certificação dos enchidos já foi dado, que era entregar o processo à Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA). O presidente da AENEBEIRA, António Oliveira, explicou que «já trabalhamos nisto há algum tempo e temos já o apoio de produtores de porcos bísaros».
É a partir da raça bísara que serão produzidos os enchidos da Guarda. Para já foram propostos seis, a morcela, o bucho, o paio, a farinheira e as chouriças de carne e de bofe, todos eles com designação «da Guarda». António Oliveira está otimista e acredita que em 2017 este processo possa estar terminado. Esta parceria não põe de parte a possibilidade de mais tarde serem propostos mais produtos tradicionais da região.
Miguel Alves, presidente da ACG, explicou que esta candidatura tem como principal objetivo «a criação de valor acrescentados sob os produtos e maior notoriedade por parte do consumidor final» e relembra que neste processo vão estar envolvidos não apenas os produtores de suínos mas também a indústria transformadora e o comércio.
Também o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, recebe com agrado este acordo, vê nele um incentivo ao sector agropecuário e acredita que a ser aprovada o pedido de qualificação «só vai aumentar o êxito dos produtos».
As duas associações já desenvolvem um trabalho conjunto há algum tempo mas a «oficialização» aconteceu no segundo dia da Feira do Fumeiro de Trancoso. A 12ª edição do certame começou no passado fim-de-semana e continua nos dias 7 e 8 de março. Para já, António Oliveira fala em «sucesso» até porque «as condições meteorológicas no sábado de manhã não foram as melhores, mas durante a tarde o pavilhão encheu» e acrescenta que «o domingo foi do melhor que já tivemos». Como o fim-de-semana coincidiu com a visita de muitos turistas às amendoeiras em flor, «tivemos muitas excursões que passaram pela feira, chegámos a ter oito autocarros no estacionamento».
António Oliveira aponta para mais de 20 mil visitantes nos primeiros três dias e acredita que esse número vai crescer no próximo fim-de-semana, com a adjuvante das previsões meteorológicas, com previsão da chegada de uma primavera antecipada.
A XII Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira decorre no Pavilhão Multiusos de Trancoso e conta com a presença de 80 expositores de enchidos, queijos, vinhos, mel, licores, pão, bolos, doçaria e artesanato.
Ana Eugénia Inácio