Arquivo

Empresários ibéricos unidos contra a crise

Pedro Tavares participou no Encontro Empresarial Luso-Espanhol da semana passada

Pedro Tavares, presidente da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), participou, na semana passada, no Encontro Empresarial Luso-Espanhol. Em Madrid, empresários dos dois lados da fronteira reuniram à margem da cimeira ibérica, a convite da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e da Confederación Española de Organizaciones Empresariales (CEOE) na sequência do encontro realizado em Maio passado, na Guarda.

Na sua intervenção, Pedro Tavares salientou a importância da logística e das agro-indústrias na cooperação transfronteiriça, preocupações que tiveram eco no documento final. Por um lado, os empresários realçam «a necessidade de melhorar a eficácia dos sistemas logísticos existentes e a implementação de plataformas de transportes multi-modais», bem como a importância da banda larga. Depois, vectores como o «desenvolvimento rural, cultura, turismo, agro-indústria, entre outros» foram elencados como alguns dos mais importantes no âmbito da cooperação transfronteiriça. Dos respectivos governos, os intervenientes esperam «reformas estruturais» nas áreas da fiscalidade, energia, mercado de trabalho, formação profissional, I&D e inovação.

Sublinhou-se também a necessidade de aumentar a «capacidade de interligação entre os dois países» no domínio eléctrico, de conseguir segurança energética e de defender o meio ambiente. Quanto às recomendações, AIP e CEOE esperam que a crise não afecte projectos estruturantes, nem o investimento em infraestruturas, defendendo que as Pequenas e Médias Empresas (PME) sejam «discriminadas positivamente a fim de sanarem a falta de liquidez».

Sobre o autor

Leave a Reply