Arquivo

Duorum vence prémio europeu de gestão da biodiversidade

Projeto dos enólogos João Portugal Ramos e Soares Franco está sediado nas encostas de Castelo Melhor, em Vila Nova de Foz Côa

A Duorum Vinhos venceu o prémio europeu Anderes Wall, atribuído ao melhor projeto de gestão da biodiversidade e paisagem em espaço rural, anunciou fonte do grupo vitivinícola sediado na freguesia de Castelo Melhor, em Vila Nova de Foz Côa.

O empreendimento fica na Quinta de Castelo Melhor, em plena Região Demarcada do Douro (RDD), e Soares Franco, um dos seus mentores, adiantou que o ponto forte é a sustentabilidade assente no desenvolvimento rural associado ao potencial económico do projeto vinícola. «Toda a nossa atividade tem como base não danificar o ecossistema que existe na região onde estão implantadas as vinhas, já que se trata de uma zona protegida onde existem importantes espécies de aves rupícolas», acrescentou o empresário. Em 2012, a Duorum aderiu à Iniciativa Business & Biodiversity, um conjunto de empresários a nível europeu que desempenham a sua atividade tendo em consideração a preservação das espécies e da natureza. Este prémio, com 13 anos de existência, é promovido por entidades como a “Anders Wall Foundation” e “Friends of the Countryside”, “Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia” e a “Swedish Royal Forestry and Agriculture Academy”.

Anualmente, é premiado o projeto que melhor tenha contribuído para o desenvolvimento rural sustentável, preservação da paisagem, promoção da biodiversidade e que melhor potencie a economia rural da comunidade europeia. Criado em 2007, a Duorum é um projeto vinícola exclusivamente dedicado ao Douro dinamizado pelos enólogos João Portugal Ramos e Soares Franco. As suas dez marcas de vinhos são exportadas para 24 países com destaque para o Reino Unido, Suécia, Canadá, Estados Unidos da América, Brasil e Angola. Depois de, em 2008, receber o Prémio Empreendedorismo e Inovação pelo Ministério da Agricultura, em 2012 e 2013, os galardões Empresa do Ano e Viticultura do ano pela “Revista de Vinhos”, e o prémio Empreendouro pela UTAD, este é o primeiro reconhecimento internacional da Duorum, atribuído por entidades europeias.

Quinta de Castelo Melhor aposta na sustentabilidade ambiental das suas vinhas

Sobre o autor

Leave a Reply