Arquivo

Direcção Regional de Veterinária na Guarda

Distrito foi ainda contemplado com três delegações regionais do Ministério da Agricultura

A Direcção Regional de Veterinária do Centro vai ficar sediada na Guarda. A escolha, que resulta da fusão dos serviços desconcentrados do Ministério da Agricultura na Beira Litoral e Beira Interior, foi confirmada na semana passada pela portaria 219-P/2007, publicada em “Diário da República”.

O que significa que todos os serviços de veterinária dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu deverão ser dirigidos a partir da Guarda. Uma decisão muito bem recebida na cidade, onde estão em risco vários organismos da administração pública no âmbito do PRACE – Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado. Tanto mais que esta entidade já não está dependente da Direcção Regional de Agricultura, mas dependerá directamente da Direcção-Geral de Veterinária, sediada em Lisboa. «É uma boa notícia porque se cria uma direcção regional na cidade, numa altura em que se fala muito na saída de entidades desconcentradas do Estado», afirma Joaquim Valente. No entanto, o presidente do município considera que «muito mais terá que ser feito para inverter as políticas centralizadoras e haver coesão territorial em Portugal». Para Fernando Cabral, esta decisão já significa que o Governo «também se preocupa em localizar serviços no interior do país e está atento aos equilíbrios regionais».

Nesse sentido, o deputado socialista eleito pelo círculo da Guarda acrescenta que, ao contrário dos outros distritos da região Centro, a Guarda foi contemplada com três delegações regionais do Ministério da Agricultura, que funcionarão em Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia e na capital de distrito. «A Guarda sai bastante reforçada nesta reestruturação, pois os outros distritos têm apenas uma delegação», adianta. Recorde-se que a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro está sediada em Castelo Branco, sendo liderada por Rui Moreira, antigo director regional de Agricultura da Beira Interior. António Ramos (ex-director da Direcção Regional da Beira Litoral) e Mário Gaspar (ex-director do Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura – IFADAP – em Coimbra) são os restantes elementos da direcção.

Sobre o autor

Leave a Reply