A mudança para Lisboa do presidente fez cair todos os órgãos sociais da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), que se demitiram em bloco na passada sexta-feira, provocando eleições antecipadas. A decisão é pacífica e foi apresentada como um «acto de solidariedade» para com João Teixeira Diniz, cujos negócios estão agora concentrados na capital e que, por isso, alegou falta de disponibilidade para acompanhar a gestão diária da instituição.
«Estamos num período de transição para o novo quadro comunitário de apoio e há todo um trabalho preparatório que tem que ser feito. Isso obriga a uma dedicação e empenho muito grande por parte da direcção do NERGA, o que, no meu caso, é impossível neste momento», justificou o empresário, que cumpria o seu segundo mandato à frente da associação. Nestes últimos cinco anos, a equipa de João Teixeira Diniz conseguiu inverter a situação económico-financeira da instituição, que tem vindo a apresentar resultados positivos, e aumentou a sua actividade na prestação de serviços. «Estamos ao nível das maiores associações da região Centro», recordou, um diagnóstico partilhado pelo presidente da Assembleia-Geral.
José Luís Almeida elogiou mesmo o trabalho da direcção demissionária: «Foi uma surpresa muito boa, espero que desta equipa que agora cessa funções surja uma lista capaz de o continuar», desafiou, escusando-se a falar da sua disponibilidade para integrar o novo elenco. No entanto, avisou que os possíveis candidatos devem «ponderar bem se têm tempo para dispensar ao NERGA». O administrador do grupo Joalto esclareceu ainda que os restantes elementos directivos poderiam ter levado o mandato até ao fim, em Dezembro de 2008, acrescentando que a associação empresarial tem pela frente um «ciclo novo». Nesse sentido, Teixeira Diniz disse esperar que alguns dos dirigentes demissionários «constem de uma lista de continuidade e homogénea como esta, porque o NERGA precisa de uma direcção forte, coesa e com muita disponibilidade pessoal». As eleições deverão decorrer daqui por um mês, tendo os interessados 15 dias para apresentar candidaturas.