P – Quais são os objetivos do projeto “Mercado (con)vida”?
R – Os grandes objetivos do projeto “Mercado (con)vida” são dinamizar o mercado/praça local; melhorar as condições da praça/mercado; dar a conhecer o mercado/praça como um espaço atrativo; melhorar a qualidade de vida das pessoas do bairro da estação e renovar a imagem física do mercado.
P – O que se pretende com este projeto?
R – A designação de “Mercado (con)vida” tem uma dualidade implícita uma vez que transmite a ideia de que gostaríamos de ter um espaço com vida, dinâmico, pró-ativo; simboliza também a variedade de produtos frescos que seria desejável possuir e a diversidade de eventos, que poderiam ocorrer, nas mais variadas áreas. Remete ainda para uma abertura, um convite explícito a todo o bairro para as pessoas virem conhecer e frequentar esse espaço. Existe a necessidade de tornar o espaço do mercado um local atrativo, inovador, personalizado, acolhedor e capaz de conciliar o tradicional com o moderno. Assim sendo, este espaço carece de iniciativas capazes de o dinamizar. A iniciativa assentaria em vários eixos de ação: melhorar a imagem do mercado (colocar sinalética, limpar o espaço), dar a conhecer/divulgar, promover, estabelecer parcerias. Pretendemos que o mercado venha a ser um espaço variado, capaz de conciliar áreas como a gastronomia, cultura, lazer, comércio e turismo. Haveria uma aposta forte também ao nível da comunicação para dar a conhecer as iniciativas e a nova imagem física do mercado. As iniciativas capazes de permitir a divulgação e promoção do espaço seriam muito variadas, desde “feiras temáticas”; “festas tradicionais”; “espaços de debate”; “noites de gastronomia”; “feira de usados”; “feira de produtos agrícolas”; etc.
P – Quem pode contribuir e como?
R – Para contribuir basta ter acesso à internet, ter dois minutos disponíveis e acreditar que juntos podemos ter um bairro melhor. As propostas submetidas no âmbito do “Todos Queremos Um Bairro Melhor” serão sujeitas a votação por parte dos utilizadores registados na plataforma digital da iniciativa. O registo na plataforma enquanto votante está aberto a pessoas singulares, sendo efetuado através do preenchimento de um formulário disponível na plataforma ou através de login associado a uma conta no Facebook (é só seguir os passos). Após o registo, os utilizadores poderão votar nas propostas disponíveis na plataforma, estando limitados à atribuição de um voto. O período de votações decorrerá até 31 de março de 2015. Por isso apelamos ao seu voto… É por uma boa causa. Não quer um bairro melhor? Nós também.
P – Como é que caracteriza a situação atual no mercado?
R – Atualmente o mercado/praça é um espaço pouco vivo, pouco dinamizado e pouco atrativo. Sentimos que o espaço carece de uma imagem renovada. Digo sentimos porque o NDS nutre uma simpatia especial por este espaço. Desde que o NDS abriu o seu “snack bar” neste local tem vindo a tomar mais consciência da necessidade de intervenção. Embora este projeto tenha que ser submetido a título individual, razão pela qual o meu nome surge referido, este projeto é acarinhado e sonhado pelo NDS. Há um número elevado de bancas vazias/desocupadas neste mercado (há 15 bancas com 7 m2 cada que poderão ser divididas tendo como referência o m2). As bancas encontram-se desocupadas quase na sua totalidade e os pequenos comerciantes, com lojas nas imediações das bancas, embora transmitam alguns medos/receios, estão motivados e querem acreditar que é possível gerar mudança. No entanto, sentem alguma dificuldade em perceber como é que essa mudança é possível.
P – Acha que este é um espaço que esta zona da cidade, não só o bairro, necessita?
R – Claramente. É possível criar outra dinâmica naquele espaço e estamos certos de que essa dinamização contribuiria para a melhoria do bairro. Seria desejável possibilitar que as pessoas efetuassem as suas compras num ambiente mais personalizado e familiar e sem precisar de sair do bairro para as efetuar. Além disso, importa promover os produtos comercializados, valorizar os produtos locais, bem como os seus produtores.
P – Se o projeto for um dos mais votado, o que vai acontecer ao mercado de São Miguel?
R – O júri vai selecionar dez das 50 propostas mais votadas à data de fecho dos votos no sítio na internet da iniciativa. O vencedor sairá desses projetos finalistas, que serão ordenados pelo júri de acordo com critérios definidos previamente, como o impacto do projeto na comunidade local, a exequibilidade e facilidade de implementação, a criatividade e sustentabilidade e condições para se manter e preservar. Ou seja, na primeira fase, gostaríamos que o projeto fosse um dos 50 mais votados mas, para isso, é necessária a contribuição de todos. Na segunda fase serão selecionados os dez melhores projetos. Se o projeto do NDS estiver entre os 10 melhores, vai ser dinamizado, promovido, como já referido anteriormente.
Perfil:
Idade: 46 anos
Profissão: Empresário
Naturalidade: Guarda
Currículo: administrador da Egiquímica e presidente da direção do Núcleo Desportivo e Social (NDS)
Filme favorito: “Gladiador”, de Ridley Scott
Hobbies: Passeios TT