Arquivo

Dicas para evitar imprevistos na sua viagem de férias

Antes de ir de férias não deve descurar uma boa revisão do seu carro para que a viagem rumo ao seu destino decorra sem imprevistos mecânicos ou de outra ordem. Está, por isso, na altura de saber quais os cuidados a ter para preparar o carro.

Muitos condutores têm algum receio de levar o seu automóvel para grandes viagens, especialmente se este já tem muitos quilómetros. Na verdade, conduzir grandes distâncias em estrada é melhor para o automóvel do que conduzir no dia-a-dia nas grandes cidades. Porque a velocidade é mais constante, este tipo de condução é menos exigente para órgãos mecânicos como o motor, a embraiagem, a caixa de velocidades, etc.

De qualquer forma, antes de se fazer à estrada, é absolutamente essencial que faça algumas verificações para não correr o risco de ficar parado sem saber o que fazer e arrependido por não ter preparado tudo antecipadamente. Por isso, é melhor começar cedo.

Duas a quatro semanas antes de partir:

Veja, no livro de revisões, quando é a próxima revisão programada. Se já faltarem poucos quilómetros, considere a hipótese de a fazer mais cedo para viajar mais tranquilo. Verifique também quantos quilómetros lhe faltam para trocar peças importantes de desgaste, como, por exemplo, o filtro do ar ou a correia da distribuição.

Se ainda faltar muito tempo para a próxima revisão pode fazer um “check-up” ao carro na oficina da marca (há muitas que, ocasionalmente, o fazem gratuitamente), nalgumas grandes redes de oficinas ou no seu mecânico de confiança.

É importante que qualquer um dos dois pontos atrás referidos sejam tratados com as tais duas a quatro semanas de antecedência de modo a poder confirmar se as eventuais reparações feitas e peças substituídas permitem ao carro o funcionamento nas melhores condições.

Se vai para uma zona com um clima muito quente ou muito frio veja se tem a mistura correta de água e anticongelante. Se acha que está a precisar de substituir o radiador, faça-o agora.

Verifique os pneus. O mínimo legal da profundidade do rasto dos pneus é de 1,6 milímetros mas é sempre prudente que seja bem mais do que isso, por razões de segurança. Numa redução de velocidade de 80 km/h até 0 um carro equipado com pneus com 8 mm de rasto tem uma distância de travagem de 43 metros. O mesmo carro com pneus com um rasto de menos de 1,6 mm pode chegar a levar 73 metros a parar completamente. Agora imagine se for mais depressa ou em piso molhado e escorregadio…

Veja, também, se o desgaste dos pneus é uniforme. Se estiver a gastar mais de um lado do que do outro deve mandar calibrá-los e/ou alinhar a direção. Não vale a pena arriscar até porque, não se esqueça, vai fazer muitos quilómetros que lhe vão desgastar também os pneus.

A pressão dos pneus também é muito importante pois, se for insuficiente, o carro vai consumir mais combustível e a segurança pode ficar comprometida. Veja no manual de instruções (ou, nalguns casos, na porta ou no interior da tampa do depósito de combustível) qual é a pressão recomendada para o seu carro para o peso que pretende levar. De preferência, verifique a pressão numa loja de pneus e não numa estação de serviço pois, muitas vezes, o equipamento destas está descalibrado. Faça esta operação sempre com os pneus frios.

Estas recomendações também se aplicam ao pneu suplente. Veja se está em condições e se tem a pressão adequada. Aproveite e verifique se tem as chaves, o macaco e (se for o caso) o adaptador da porca de segurança.

Confirme se tem o manual do automóvel no porta-luvas ou nas bolsas por trás dos bancos do condutor e do passageiro. Se o manual desapareceu é boa ideia considerar a hipótese de pedir um novo ou imprimir a versão em pdf que alguns fabricantes disponibilizam nos seus sites.

Verifique as datas de validade dos documentos do carro: Documento Único Automóvel (DUA) ou livrete e registo de propriedade. É essencial que tenha o seguro em dia e que este cubra os países para onde pensa viajar. Para saber isso basta ver o verso da carta verde. Se estiver a planear entrar num país não coberto, basta pagar à sua companhia de seguros uma extensão da cobertura para os dias em causa. Em princípio, também pode fazer um seguro temporário na fronteira do tal país.

De preferência, faça cópias de toda a documentação para o caso do seu carro ser roubado e coloque-as num local diferente dos originais (estes devem estar na sua carteira e não no próprio automóvel).

Uma semana antes de partir

Veja se, entretanto, não chegou a altura de mudar o óleo. Tire tudo aquilo de que não vai precisar na viagem de dentro do carro. Quanto mais peso carregar, mais combustível vai gastar. Para além disso, todos os compartimentos lhe vão ser úteis se vai passar muito tempo dentro do carro. Se tiver barras no tejadilho para carregar bicicletas, por exemplo, retire-as (a não ser que as necessite para transportar bagagem). Elas aumentam o peso do carro, prejudicam a aerodinâmica e aumentam o consumo.

Um dia antes de partir

Aspire o carro e limpe-o por dentro. Quanto à parte de fora, decida se a vai lavar ou não. Um carro muito limpo pode dar mais nas vistas e atrair os ladrões mas o mesmo pode acontecer se estiver muito sujo. De qualquer forma, limpe a grelha frontal com um potente jacto de água para lavar bem o radiador de modo a que este faça corretamente a refrigeração do motor (especialmente no Verão).

Faça as malas.

Verifique, mais uma vez, a pressão dos pneus e veja se não está a perder ar devido a uma válvula danificada.

Encha o depósito com gasolina ou gasóleo suficiente.

No dia da partida

Pense bem se vai mesmo precisar de tudo aquilo que colocou dentro das malas. Leve todas as malas para perto do carro e reflita sobre a melhor maneira de as colocar no porta-bagagens em vez de o ir enchendo com tudo o que vai aparecendo. Coloque as malas de maior peso junto das costas dos bancos e distribua o peso equitativamente de ambos os lados. Certifique-se que não excedeu o peso máximo recomendado pelo fabricante.

Tente fazer todos os preparativos descritos acima com calma e tempo. Relaxe no dia da partida e, por um lado, faça um esforço por partir à hora prevista; por outro, seja flexível e lembre-se que está em férias. Se for viajar acompanhado, tente não entrar em conflito com os seus companheiros de aventura logo no início. Vão passar muito tempo juntos dentro do carro.

Já durante a viagem, faça uma paragem de duas em duas horas para descansar e mexer um pouco as pernas. Pode ir trocando de condutor mas isso depende do gosto pela condução e da autoconfiança de quem vai consigo.

Ao longo dos quilómetros que percorrer vão acontecer, de certeza, imprevistos. Mas se fizer cuidadosamente a preparação do seu carro vai estar a diminuir o número de problemas que poderiam ocorrer.

Boa viagem.

Sobre o autor

Leave a Reply