Cadafaz, no concelho de Celorico da Beira, vai acolher este domingo a quinta edição de uma actividade singular na região, a Descida em Carrinhos de Rolamentos. Tal como nas edições anteriores, a dinamização desta prova passa pelo planeamento, recolha de materiais e posterior construção dos carrinhos de rolamentos por parte dos participantes. A corrida decorrerá em sistema de contra-relógio e grande prémio, onde os participantes concorrerão em simultâneo. A inclinação e a abundância de curvas de ângulo apertado despertam nos concorrentes e espectadores elevados níveis de adrenalina. Este ano as actividades prolongam-se por dois dias. Desta forma, no sábado, a partir das 17h30, decorrem actividades lúdico-desportivas e culturais, com um torneio de jogos tradicionais, seguidas à noite do tradicional baile. Quanto à prova propriamente dita, começa às 16h30 de domingo. A iniciativa está aberta à participação de todos os interessados, podendo as inscrições – que serão gratuitas, caso a organização consiga angariar os fundos necessários para a realização da actividade – ser feitas no próprio dia da prova, a partir das 15 horas, ou pelos telefones 966058293, 917139999 e 936267973 ou pelos e-mails rmf.venancio@clix.pt e rmfvenancio@hotmail.com. A competição está aberta às categorias de mono-lugar, bi-lugar e grande prémio. Cada participante receberá uma t-shirt ou um troféu alusivo à actividade, enquanto que o “carrinho mais original” arrecada uma bicicleta BTT e o “carrinho melhor construído” ganha material de montanhismo. A construção dos “carrinhos” tem que obedecer a determinadas regras, como não apresentarem superfícies cortantes que possam facilmente provocar danos físicos aos ocupantes, ou a obrigatoriedade de estarem equipados com travões que permitam reduzir a velocidade num curto espaço de tempo. Os carrinhos deverão possuir assentos onde os participantes devem permanecer obrigatoriamente durante todo o percurso, salvo na zona de tracção pedestre. No ano passado, o evento contou com a participação de 27 carrinhos, repartidos pelas categorias mono-lugar e bi-lugar, uns mais arcaicos, outros mais trabalhados e esteticamente mais apelativos, mas todos construídos a pensar na diversão e na adrenalina dos seus pilotos. O grande vencedor acabou por ser o jovem Pedro Venâncio, que, com o seu carro baptizado “Cavalos Romanos”, arrecadou os prémios de “carrinho mais original” e de “melhor construído”.