Arquivo

Descalabro na Taça de Portugal

Sp. Covilhã, Sabugal e Manteigas afastados da prova à segunda eliminatória

O Sp. Covilhã e os repescados Sp. Sabugal e Desportiva de Manteigas foram eliminadas da Taça de Portugal no fim-de-semana.

A maior surpresa foi protagonizada pelos covilhanenses, que foram afastados pelo Alcanenense, da série F do Nacional de Seniores, na marcação de penáltis. Os serranos estiveram a vencer, com golos de Elton e Mateus, mas, já em inferioridade numérica, permitiram o empate a duas bolas no segundo tempo, um resultado que não se alterou até ao final do tempo regulamentar e no prolongamento. Foi então necessário recorrer às grandes penalidades para encontrar o vencedor da partida e nesta fase a sorte sorriu ao Alcanenense, que marcou quatro penáltis contra três do Covilhã – falharam Elton e Tiago Moreira. Já eliminada da Taça da Liga e agora da Taça de Portugal, a equipa orientada por Francisco Chaló só tem o campeonato da IIª Liga para se afirmar.

No sábado, no municipal do Sabugal, o Sporting local, da série E do Nacional de Seniores, não conseguiu contrariar o favorito da eliminatória, que disputa a IIª Liga. O Feirense, que fez alinhar os jogadores menos utilizados nesta época, não deu hipóteses aos raianos e abriu cedo o marcador com um golo de Porcellis aos 2’. Quatro minutos depois aconteceu o único lance de perigo dos locais com Márcio Santos a obrigar o guardião feirense Otávio a defesa apertada com um remate forte de fora da área. Os visitantes dominaram o encontro e até acabaram em superioridade numérica após a expulsão de Di, que rasteirou um adversário na grande área do Sabugal. A falta foi sancionada com penálti convertido por Platiny aos 77’. Estava feito o resultado final.

Mais desnivelado foi o desfecho do jogo Vilafranquense-Manteigas, disputado no domingo. Neste frente-a-frente entre duas equipas do mesmo escalão, os distritais, veio ao de cima a maior competitividade do campeonato de Lisboa e a formação de Vila Franca de Xira cilindrou os serranos sem apelo nem agravo por 8-1. Virou assim pesadelo a nova oportunidade do Manteigas na Taça de Portugal, pois tinha sido repescado para a segunda eliminatória. No entanto, o desaire desportivo é compensado com o encaixe financeiro, uma vez que os clubes receberam três mil euros como prémio de participação nesta fase, tendo já encaixado dois mil euros relativos à primeira eliminatória.

Manteigas sofreu derrota pesada em Vila Franca de Xira

Sobre o autor

Leave a Reply