Arquivo

Data Center da PT revelado esta tarde na Covilhã

O presidente executivo da Portugal Telecom vai mostrar esta tarde, no aeródromo da Covilhã, as obras iniciadas para a construção do Centro de Dados da operadora.

Zeinal Bava mostrará hoje, a partir das 15h30, o início das obras, a maqueta e os planos arquitetónicos e de engenharia daquele que é um dos maiores investimentos da empresa nos últimos tempos.

O CEO da PT anunciou, em fevereiro passado, a implementação daquele que vai ser um dos maiores Centros de Dados da Europa. Oito meses depois está de volta ao terreno para anunciar que as obras já arrancaram e que a PT reforça o investimento antes anunciado. Hoje será, assim, feita uma primeira “visita guiada” pela obra, que tem o arquiteto Carrilho da Graça como responsável pelo projeto.

Com uma área de implementação de 75.500 metros quadrados (o equivalente a mais de 17 Pavilhões Atlântico e mais de 340 courts de ténis), capacidade para mais de 50 mil servidores com 30Pbytes (mais de 75 milhões de filmes em HD, mais de 14 mil milhões de fotografias e mais de 3 mil milhões de músicas), níveis de eficiência energética e capacidade tecnológica única, o Data Center PT será «uma referência internacional», sublinha a operadora de telecomunicações.

Com um investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases do projecto, o Centro de Dados da PT entrará em funcionamento no quarto trimestre de 2012. Através deste investimento, a Portugal Telecom passará a dispor de uma plataforma de desenvolvimento de serviços de tecnologia e telecomunicações, reforçando a sua oferta e disponibilizando mais serviços, refere a empresa.

«A Covilhã fez parte de 26 localidades estudadas e analisadas, e a sua escolha obedeceu a um rigoroso estudo de vários parâmetros e critérios, entre os quais condições meteorológicas, níveis elevados de segurança sísmica, impacto social, económico, ambiental e acessibilidades, tendo em conta, igualmente, as normas e práticas definidas pelo Code of Conduct on Data Centers da Comissão Europeia e pelo Uptime Institute», sublinha a PT.

Sobre o autor

Leave a Reply