Arquivo

Dar mais vida à vida II – Castelo Velhos

À cidade da Guarda podem apontar-lhe muitos defeitos, mas tem muito mais de virtudes. Uma delas é ter espaço para tudo o que se lhe queira fazer e até dá para discutirem. Ora vejamos. Mesmo junto à Estrada Nacional 16, frente a um posto de abastecimento de combustível, está um espaço baptizado de Jardim dos Castelos Velhos e que é bastante acolhedor. Mas será muito mais se houver um pouco de trabalho da autarquia e, também, de bom gosto:

– Quanto à circulação de veículos, estacionamento, sinalização e pavimento, tudo bem (sabendo nós que este espaço tem os seus limites de ocupação).

– Fazer apenas acessos fáceis de descer e subir, principalmente para pessoas de idade avançada (avós e netos), pelo lado da Rua Dr. Martins das Neves para se livrarem do movimento da estrada.

– Dar mais vida à relva, melhorar a iluminação, árvores para sombras, restaurar os bancos e recipientes de lixo e, se possível, criar algo decorativo com água.

– Pôr mais dois ou três baloiços no lado superior do jardim.

– É também importante construir um espaço de restauração de alta qualidade, mas sem luxos. Isto para que os familiares, um conjunto de amigos ou até mesmo turistas, possam saborear ali uns petiscos guardenses, ou uma boa refeição em paz e sossego. Seria um local diferente das vulgares esplanadas, sujeitas ao pó ambiente e às altas velocidades dos carros, tendo apenas como ambiente de fundo o “chilreio” das crianças.

António Nascimento, Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply