Arquivo

CX Seia vence na IIª Divisão

Senenses não podem subir porque equipa principal está na divisão de elite do xadrez nacional

O CX Seia B sagrou-se, no último sábado, campeão da zona Norte do Nacional de Xadrez da IIª Divisão ao derrotar em Guimarães a equipa do Museu Alberto Sampaio por 4-0. Este título valeria a subida ao “top ten” nacional, mas o clube já tem um representante na divisão de elite, pelo que a equipa B vai permanecer na IIª Divisão. Quem vai beneficiar é o Vale de Cambra, segundo classificado a uma jornada do fim, que subirá caso a formação principal de Seia não seja despromovida da Iª Divisão.

A penúltima jornada do campeonato correu de feição aos senenses, que ganharam nos quatro tabuleiros. O MI espanhol Javier Sanz derrotou Henrique Castro, Paulo Costa venceu Francisco Castro, Carlos Carneiro ganhou a Tiago Oliveira, enquanto Manuel Martins deu conta de Fernando Castro. Na próxima jornada, a disputar no sábado, o campeão recebe o GX Porto, actual terceiro classificado. Na série C da IIIª Divisão, a terceira equipa do CX Seia perdeu em casa com o Dias Ferreira D por 0,5-3,5. O único resultado positivo foi o empate de Marino Ferreira no segundo tabuleiro com André Viela. Pior estiveram Francisco Madeira, José Luís Abrantes e Vítor Leal, que perderam, respectivamente, com António Pereira, Fábio Barbosa e Estêvão Gomes. Com a manutenção assegurada, os senenses defrontam sábado a equipa B da ADE na Covilhã.

O destaque da jornada vai justamente para os covilhanenses que venceram fora ao líder da série, o Estarreja, pelos parciais de 1,5-2,5, enquanto a equipa A derrotou a Gafanha da Encarnação (Aveiro) por 3,5-05. De resto, as formações da ADE ocupam o segundo e terceiro lugar do campeonato. Vitorioso esteve igualmente o Oriental de S. Martinho, também da Covilhã, que ganhou ao Sindicato dos Bancários do Norte (1,5-2,5) e fugiu assim à despromoção. Na última jornada, a ADE A vai até Matosinhos para defrontar o GD Dias Ferreira e o Oriental recebe o Estarreja. A nível individual, o GMI canadiano Kevin Spraggett (GX Guarda) ganhou o Open de Odemira, em que participaram 210 xadrezistas, superando outros dois GMI, Aleks Strikovic (2º) e Kar Movsziszien (3º). Carlos Carneiro (CX Seia) foi 40º.

Sobre o autor

Leave a Reply