Arquivo

CX Seia lidera no Nacional da II Divisão

Kevin Spraggett de grande nível no “Open” da Aeroflot, em Moscovo, com apenas uma derrota

A segunda jornada dos Nacionais secundários de Xadrez teve um saldo positivo para as equipas da região. A equipa B do CX Seia lidera a classificação da zona Norte da IIª Divisão com duas vitórias consecutivas, após derrotar sábado a Escola Boa Nova por 3-1. Os senenses partilham o comando da prova com o São João da Madeira e defrontam no primeiro fim-de-semana de Março a ADE, que perdeu justamente com a equipa do distrito de Aveiro por 0-1.

Na IIIª Divisão, destaque também para a terceira equipa do CX Seia que derrotou (2-1) o GX Coimbra, um dos favoritos da série C. Sorte idêntica teve o Oriental de S. Martinho que recebeu e venceu o Cucujães por 4-0. Pior esteve a ADE B, derrotada pela Universidade de Aveiro. Na terceira jornada, todas as equipas da região jogam fora e todas no distrito de Aveiro. O CX Seia C defronta a universidade local, enquanto o Oriental de São Martinho (Lurdes Salvado – ELO 1690, Pedro Cesário, Rui Pereira e Manuel Gomes) visita o “Primeiro Passo” e a ADE B joga em Cucujães. Este fim-de-semana é dedicado à Taça de Portugal, disputada por 162 equipas, cuja segunda eliminatória ditou os seguintes encontros: ADE B-“Primeiro Passo”, ADE A-AA Espinho, Oriental São Martinho-NX Benedita e Núcleo Sportinguista do Fundão-CX Montemor-o-Velho A. Os dez clubes mais importantes de Portugal estão isentos desta eliminatória e só começam a operar na terceira ronda, a concretizar em 11 de Setembro: Grupo de Xadrez da Guarda, bicampeão nacional absoluto e detentor da Supertaça, Boavista, Associação de Xadrez de Gaia, Grupo de Xadrez do Porto, Clube de Xadrez de Seia, Associação Académica de Coimbra, Ginásio de Odivelas, Barreirense, GD Diana de Évora e Núcleo de Xadrez de Faro.

Em Moscovo, o Grande Mestre Internacional Kevin Spraggett (ELO 2536), primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda, só perdeu na quinta ronda, diante de um GMI russo, do Open Internacional da Aeroflot, companhia aérea russa, que termina amanhã na capital russa. O torneio está dividido em três séries, sendo que o xadrezista do GX Guarda disputa a principal, com 205 xadrezistas de todo o mundo, incluindo dezenas de grandes mestres russos, e é o 87ºdo “ranking” inicial. A competição tem um total de 649 participantes. Na primeira jornada, Spraggett empatou com o francês Pavel Maletin (o 174º do “ranking” inicial, ELO 2429) e venceu na segunda ao MI francês Thal Abergel. Veio depois um adversário superior, o GMI Evgeny Alekseev (2609 ELO, 28º do “ranking”) e mais um empate. Com 2 empates e 1 vitória nos três primeiros jogos, Spraggett esteve perto do topo, pois só três jogadores tinham somado 3 pontos e 25 estavam com 2,5 pontos. Na quarta jornada estava reservada outra tarefa difícil para Spraggett, pois coube-lhe enfrentar o GMI Giovanni Vescovi (ELO 2633, 19º do “ranking” do torneio), do Brasil. O GMI canadiano ganhou, o que lhe valeu uma considerável subida na pontuação ELO internacional e também uma ascensão na tabela da classificação.

O adversário na quinta jornada foi o GMI Alexander Leskin (ELO 2625, 25º do “ranking” inicial), partida que Spraggett perdeu por exceder o limite do tempo. Ao fim de cinco jornadas, o canadiano estava com menos um ponto do que o líder, mas recuperou na sexta ronda com a vitória sobre o GMI da Ucrânia, Pavel Eljanov (ELO 2596, 48º do “ranking”), prosseguindo assim uma prova de grande nível. O vencedor do torneio terá um prémio de 25 mil dólares, o segundo 15 mil e o terceiro 10 mil. Por cá, Maria João Nascimento ganhou o segundo torneio semanal de Fevereiro do GX Guarda, com 4 pontos, seguida de Daniel Sobral, Sérgio Patronilho, Hugo Gomes e João Ferreira. No III torneio, o vencedor foi Hugo Gomes, com 4 pontos, seguido de Daniel Sobral, Tiago Neto, Pedro Antunes e André Cabral.

Sobre o autor

Leave a Reply