Arquivo

Conselho das Escolas diz não ao modelo de avaliação dos alunos

O Conselho das Escolas não aprova o novo modelo de avaliação dos alunos do ensino básico proposto pelo atual ministro, avança a edição desta quinta-feira do “Diário de Notícias” .

Segundo um parecer do órgão consultivo do Ministério da Educação, citado pelo jornal, deviam realizar-se exames no 6º ano e provas de aferição apenas no 4º e 8º anos. No documento, o Conselho de Escolas alega que ficam por esclarecer as vantagens para os alunos e para o ensino desta nova medida.

Defende também que o sistema educativo não necessita de mais instabilidade. «A estabilidade acrescenta valor ao sistema educativo, credibiliza-o e gera confiança nos profissionais da educação, nos alunos, nas famílias e na população em geral», refere o parecer.

Com base na avaliação do Conselho Nacional de Educação, o órgão que representa as escolas sublinha que as provas finais implicam «maior exigência» no sistema educativo, enquanto as provas de aferição têm outros fins. Além disso, o órgão mostra-se contra o facto de as alterações ao modelo de avaliação entrarem em vigor já este ano.

Sobre o autor

Leave a Reply