Os membros do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) analisaram ontem as propostas de novos directores das quatro escolas da instituição. Na reunião onde foi eleito o presidente do novo órgão, deverão ter sido aceites os nomes de Teresa Paiva na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), de Carlos Reis na Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), de Ezequiel Carrondo na de Saúde (ESS) e de Anabela Sardo na de Turismo e Hotelaria (ESTH).
Contactado por O INTERIOR, Jorge Mendes, presidente do IPG, escusou-se a revelar os critérios que presidiram às escolhas dos sucessores, respectivamente, de Constantino Rei, Joaquim Brigas, Abílio Figueiredo e João Brás. A futura directora da ESTG é actualmente a directora do Curso de Marketing, sendo professora adjunta do Departamento de Gestão e Economia e Doutor em Gestão, especialidade em Marketing, área do Comportamento do Consumidor, conferido pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE). Teresa Paiva é ainda Mestre em Ciências Empresariais, especialidade em Gestão Estratégica e do Desenvolvimento Empresarial, pelo Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial/ ISCTE. É licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desempenha ainda as funções de coordenadora e co-fundadora do Laboratório de Marketing da ESTG, bem como de coordenadora do Projecto BIInova (promoção do empreendedorismo) pelo IPG e da Área Científica Comercial e Administrativa do Departamento de Gestão da ESTG. Carlos Reis é actualmente director do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação e vice-presidente do Conselho Científico da ESECD. É doutorando em Ciências da Educação: Filosofia da Educação na Universidade de Coimbra e mestre em Ciências da Educação: Psicologia da Educação pela mesma instituição, sendo licenciado em Filosofia: Ramo Educacional pela Universidade do Porto. Tem a seu cargo a supervisão da prática pedagógica do Curso de Professores do Ensino Básico:1.º Ciclo desde 1991, curso de que é coordenador desde 2003. Exerceu docência em várias cadeiras dos cursos de Educação de Infância e professores do Ensino Básico.
Já Ezequiel Carrondo é professor adjunto, membro do Conselho Científico e vice-presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Saúde. Quanto a Anabela Sardo é presidente do Conselho Científico da ESTH, estando no presente ano lectivo a exercer as unidades curriculares de Língua e Cultura Portuguesa e Francês. De referir que os dois últimos nomes foram eleitos pelas respectivas escolas para o Conselho Geral.
Ricardo Cordeiro