Arquivo

Colóquio “Em busca dos valores perdidos”

(…) Gonçalo recebeu, no passado dia 3, o grupo de docentes do pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda para o colóquio “Em busca dos valores perdidos” dirigidos aos pais e encarregados de educação. (…) As prelecções, da responsabilidade da Dra. Francisca Oliveira e da Dra. Filomena Velho, docentes na Escola Superior de Educação da Guarda, foram extraordinárias. A sua mensagem soou oportuna, objectiva e clarividente. (…)

Numa sociedade caracterizada cada vez mais por uma ausência de valores, onde a dicotomia Norte/Sul persiste, em que se pretende terminar com culturas por razões tão simples como não serem iguais à nossa, onde prevalece o ter em relação ao ser e em que valores como a tolerância, a solidariedade, a amizade, o diálogo e o respeito pelo outro são por vezes esquecidos torna-se necessário parar para pensar, torna-se necessário parar para reflectir. Na realidade todos temos uma quota parte de responsabilidade na pintura deste quadro em que o cor-de-rosa é obscurecido por um sombreado triste (…).

Será então necessário uma tomada de consciência para fazer jus aos nossos professores, pais e aos nossos queridos e saudosos avós, que, desde o berço, nos educaram, nos transmitiram, nos ofereceram tão preciosa herança: os valores. Acreditamos que, educando nos valores, estamos a contribuir para a formação de cidadãos autónomos, conscientes, solidários e livres, com tendência natural para a construção da felicidade e de um mundo melhor que sonhamos democraticamente de paz, de amor, de justiça e de pão. (…).

Elizabete Dente, Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply

Financiamento