Os clientes da Portugal Telecom (PT) que ficaram sem telefone por causa dos incêndios não vão pagar assinatura nos dias que estiveram sem comunicações, revelou hoje à agência Lusa fonte oficial da operadora. O valor correspondente aos dias em que estiveram sem serviço será creditado nas facturas seguintes, explicou a mesma fonte.
Tradicionalmente, quando os clientes da operadora comunicam uma avaria e ficam sem telefone por mais de 48 horas, o tempo em que estão sem comunicações é descontado na factura que o cliente recebe no final do mês. No caso das consequências dos incêndios, a empresa assumiu a responsabilidade de apurar quais foram os clientes que ficaram sem comunicações e comprometeu-se a compensá-los «mesmo sendo esta uma situação à qual é alheia». A PT tem, neste momento, cerca de 700 quilómetros de cabos ardidos e cerca de sete mil postes destruídos pelos incêndios. «Não havendo mais incêndios, a totalidade da rede deverá estar reestabelecida em meados de Setembro», adiantou a fonte. A operadora tem cerca de 400 técnicos no terreno, «que trabalham muitas vezes mais de 12 horas por dia para garantir a recuperação célere dos serviços de telecomunicações, além de toda uma estrutura de coordenação que gere as operações, engenharia, logística e suporte técnico», disse a fonte oficial. Na recuperação do serviço existem algumas prioridades que têm de ser tidas em conta, como hospitais, bombeiros, polícia e estações base do serviço móvel. Contactadas as outras operadoras móveis portuguesas, Vodafone e Optimus, fontes oficiais das empresas explicaram à Lusa que os prejuízos causados pelos incêndios na rede são, até à data, inferiores a anos anteriores.