Arquivo

Carta aberta à população de Figueira de Castelo Rodrigo

Caros cidadãos de Figueira de Castelo Rodrigo,

Faz por esta altura cerca de três meses desde que a Exma. Senhora Doutora Maria Isabel Varges Gomes Ferreira Pimentel cessou funções como professora do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

A ilustre professora da nossa língua mãe deu por terminada a sua carreira profissional ao serviço do interesse dos alunos de Figueira de Castelo Rodrigo e do concelho. Carreira essa recheada de enormes sucessos, quer pessoais, quer profissionais, que orgulham os figueirenses em geral, todos os seus discentes em particular e até alguns docentes. Foram muitos os alunos que nos mais de 40 anos de lecionação passaram pela sua sala de aula e dela beberam dos seus sábios ensinamentos.

São muitos os que hoje ainda mantêm contacto com a ilustre professora, manifestando um profundo agradecimento pelos ensinamentos e pelos conselhos de vida, que de muito lhes valeram nas suas carreiras profissionais.

A professora Maria Isabel é uma referência da terra, uma mulher de sucesso, que com a sua inteligência, se impôs na sua nobre profissão, sendo hoje um exemplo para todos os seus seguidores. Homenageada pelo Governo Civil da Guarda, como referência do distrito e pela sua entrega sem limites ao ensino do Português, é com muito pesar certamente que os figueirenses, em particular aqueles que pela sua idade, não poderão aprender com a ilustre professora, veem-na pousar a sua “batuta”, mas também com satisfação veem que, de facto, é mais que merecida esta sua aposentação.

È também com muita tristeza que sou levado a presenciar toda a falta de agradecimento e ingratidão que, quer a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, quer a própria escola, na pessoa dos seus responsáveis, tiveram, optando por não prestarem homenagem merecida, na sua despedida. Uma vergonha.

(…) Saibam esses senhores, que estão com certeza esquecidos, de que a Professora Maria Isabel, com a sua sabedoria e inteligência, transmitiu os seus conhecimentos, quer a eles próprios, quer aos seus filhos e outros familiares, que de muito serviram, certamente, para as suas distintas carreiras.

Bem-haja Dr.ª Maria Isabel, Ilustre Professora.

Daniel Taipa, carta recebida por email

Sobre o autor

Leave a Reply