Arquivo

Caminheiros desorientados mobilizaram dezenas na Serra

Bombeiros e GNR resgataram quase uma centena de pessoas na zona da Torre devido à neve no sábado

Dezenas de bombeiros e elementos do agrupamento de montanha da GNR foram mobilizados no domingo para o resgate de quatro jovens, alegadamente desaparecidos na zona da Lagoa Comprida.

Contudo, os caminheiros, oriundos do concelho de Oeiras e com experiência neste género de actividades desportivas, não estavam perdidos, apenas tinham pedido referências ao comandante dos voluntários de Loriga, cujo contacto tinham levado consigo, por estarem desorientados devido ao intenso nevoeiro que cobria o maciço central. Ao que O INTERIOR apurou, os jovens, com idades compreendidas entre 20 e 23 anos, tinham viajado na véspera em carro próprio até Loriga, onde alugaram um táxi rumo a Gouveia para fazer um dos vários trilhos pedestres existentes. «O alerta foi dado após o contacto telefónico com o comandante dos voluntários de Loriga, cujos homens foram para o terreno e localizaram rapidamente os jovens em causa», refere o tenente Lopes. O comandante do sub-agrupamento de montanha da GNR considera que esta foi a resposta «mais correcta» por parte dos bombeiros, mas admite ter havido «alguma precipitação no accionamento das várias corporações da zona, pois não foi necessário resgatar ninguém».

O oficial acrescenta que os jovens estavam bem de saúde e que não andavam na Serra enquanto escuteiros, aos quais estarão ligados. «Eles disseram-nos que eram praticantes deste tipo de caminhadas, mas que terão tido uma pequena desorientação, mais nada. De resto, estavam bem equipados para a actividade», declarou. Mais complicado foi o dia de sábado, já que os bombeiros resgataram quase uma centena de pessoas na Serra da Estrela, após vários autocarros terem ficado retidos na zona da Torre. Entre os resgatados encontrava-se um jovem de 13 anos, oriundo de Guimarães, que se perdeu dos pais durante duas horas. «Quando foi localizado, o rapaz encontrava-se numa zona difícil e em estado de choque e com sinais visíveis de hipotermia, tendo o seu transporte para a Torre demorado duas horas», adianta a GNR, indicando que o jovem foi transportado para o Hospital da Cova da Beira, na Covilhã. Ainda segundo aquela força policial, devido à queda de neve no sábado, foi necessário cortar temporariamente as estradas do maciço central, tendo sido auxiliados 21 veículos, nomeadamente seis autocarros, um dos quais avariou junto da rotunda de acesso à Torre. «Em coordenação com os Bombeiros de Seia, os seus 35 passageiros foram evacuados para o Sabugueiro», refere o destacamento da Guarda em comunicado.

Luis Martins GNR demorou duas horas a transportar para a Torre jovem de 13 anos que estava perdido

Caminheiros desorientados mobilizaram
        dezenas na Serra

Sobre o autor

Leave a Reply