A Câmara do Sabugal celebrou na segunda-feira um protocolo de cooperação com a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para monitorizar a saúde dos habitantes.
Segundo o autarca local, o acordo vai abranger todos os habitantes do concelho. «Sabemos que temos uma população idosa, mais sujeita a alterações na área da saúde, e queremos dar resposta a esse segmento da população. Mas, no geral, pretendemos ter uma monitorização e um conhecimento completo da saúde dos munícipes do concelho», disse António Robalo. A parceria vai ainda possibilitar a realização de estudos no âmbito da saúde comunitária e da doença e temas relacionados, nomeadamente na área do ambiente, acrescentou o presidente do município. Esta colaboração surgiu no seguimento do projeto SVD – Sistema de Vigilância Demográfica (“coorte” de base populacional), que consiste no acompanhamento da saúde dos cerca de 400 habitantes de Casteleiro, naquele concelho, e na disponibilização de uma base de dados para trabalhos científicos.
Promovido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira, este projeto pioneiro começou em abril deste ano e também envolve a ULS/Guarda, a UBI, a Direção Geral de Saúde, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária, entre outras entidades.